Comemoração do Dia da Universidade de Lisboa 2023

No ano em que se celebram os 10 Anos da ULisboa, as comemorações do Dia da Universidade de Lisboa tiveram lugar no dia 18 de julho, na Reitoria da Universidade.

Comemoração do Dia da Universidade de Lisboa 2023

A Cerimónia de entrega do Prémio Universidade de Lisboa 2021 a Maria do Carmo Fonseca deu início às comemorações, com as alocuções do Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, do Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, do Presidente do Conselho Geral da ULisboa, Carlos Pina, seguida do elogio proferido por Catarina Resende de Oliveira, da Universidade de Coimbra.

O Prémio Universidade de Lisboa 2021 vem reconhecer o percurso excecional de cientista Maria do Carmo Fonseca, cujas contribuições, no domínio da medicina molecular e na participação pública na promoção da ciência e da literacia científica, têm sido da maior relevância.

Na sua alocução, o Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira proferiu um elogio ao percurso da Professora Maria do Carmo Fonseca: “Que melhor forma de comemorarmos o 10º aniversário da Universidade de Lisboa do que premiarmos uma das nossas melhores? Alguém que tem estado sempre connosco, dando o seu melhor em prol da nossa Alma Mater, onde foi aluna brilhante e onde serve como Professora, Investigadora e Dirigente. E também por ser um exemplo para todos nós, em ambição, em persistência, em capacidade de realização. É por isso que estamos muito orgulhosos da nossa Professora Maria do Carmo Fonseca, e honrados e felizes de que o Júri tenha decido atribuir-lhe o prémio ULisboa/CGD.”

A entrega deste Prémio contou ainda com um momento musical interpretado pela orquestra da Universidade de Lisboa.

Outro dos momentos marcantes das comemorações foi a inauguração da Exposição Mirabilia “Coisas Admiráveis”, que reúne um conjunto de objetos singulares das 18 Escolas da ULisboa, dos Serviços de Ação Social, do Museu Nacional de História Natural e da Ciência e do Estádio Universitário.

“Esta exposição é uma das muitas iniciativas integradas nas comemorações dos 10 anos da ULisboa” refere o Comissário para as Comemorações dos 10 Anos (+723) da ULisboa, Professor José Manuel Simões, referindo que o objetivo foi “organizar a exposição com estas características, no sentido de fazer jus à própria fusão (das Universidades), apresentando todas as unidades orgânicas da Universidade, os Serviços de Ação Social, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Estádio Universitário, através de objetos marcados pela sua singularidade.”.

A exposição estará patente ao público até 24 de novembro de 2023.

As comemorações do Dia da Universidade culminaram, com o Concerto ANGUË, pelo Coro da Universidade de Lisboa que integra o programa Música na Universidade de Lisboa.

Fotografias: Ana Luísa Valdeira | Universidade de Lisboa