O Centro de Imagiologia e Cirurgia Minimamente Invasiva da Faculdade de Medicina Veterinária.
Dar asas a Pégaso
Foi criado em novembro de 2022, fruto da vontade e persistência de um professor e cirurgião de equinos que quis tentar reproduzir em Portugal o que conheceu em alguns dos melhores hospitais universitários estrangeiros. Hoje, a equipa coordenada por Luís Pardon Lamas é composta por dez jovens médicos veterinários que trabalham com a tecnologia mais avançada e os mais sofisticados equipamentos de diagnóstico e tratamento de equinos do país.
«Vou operar um cavalo agora. Venham ter à sala de cirurgia do Hospital de Equinos.» Não é todos os dias que recebemos um e-mail deste teor. E também não é todos os dias que temos a oportunidade de presenciar a cirurgia de um animal cujo peso pode atingir os 700 kg. O Hospital de Equinos da Faculdade de Medicina Veterinária é o único no país aberto 24 horas por dia, recebendo cerca de sete urgências cirúrgicas por semana, enviadas de todo o país, dando uso à mais avançada tecnologia do país para o diagnóstico e tratamento de equinos.
Falámos com Luis Lamas, que acredita numa forma dinâmica de ensinar os nossos futuros veterinários: «menos power point, mais ação» e ficámos a conhecer o Centro de Imagiologia e Cirurgia Minimamente Invasiva.
Leia o artigo completo aqui.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!