Passar para o conteúdo principal
Empreendedorismo

Dia Mundial da Energia

No dia 29 de maio comemora-se o Dia Mundial da Energia. Esta celebração visa alertar e sensibilizar a população para a necessidade de se adotarem medidas que promovam um uso mais eficiente e sustentável da energia.

Dia Mundial da Energia

Para assinalar a data, a Universidade de Lisboa (ULisboa) recebeu o Professor José Henrique B. Sperancini e técnicos da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas que se encontram a desenvolver o projeto “Campus Sustentável”, no Brasil.

O encontro teve como principal objetivo a partilha de experiências e a divulgação de iniciativas nas áreas da energia, ambiente e sustentabilidade entre a Universidade de Lisboa e a UNICAMP.

A UNICAMP divulgou o seu projeto “Campus Sustentável”, que teve início em janeiro de 2018, e cujo objetivo se relaciona com a implementação de um conjunto de medidas que possibilitem alcançar uma redução dos consumos de energia elétrica. Entre as medidas, destacam-se a instalação de um sistema de medição dos consumos de energia registados em cada edifício integrado no Campus Universitário, a construção de sistemas de produção de energia fotovoltaica, a substituição de aparelhos de ar condicionado por outros mais modernos e eficientes energeticamente e a introdução de um autocarro elétrico no sistema de transporte circular interno do Campus Universitário, entre outras medidas. Para além de economizar energia e gerar poupanças para a Universidade, o projeto pretende ainda tornar o Campus da UNICAMP como um “Laboratório Vivo” para o estudo e desenvolvimento de novas tecnologias. 

Por sua vez, a Universidade de Lisboa divulgou as suas iniciativas no âmbito da promoção da sustentabilidade energética e acompanhou o grupo numa visita técnica às centrais fotovoltaicas da ULisboa, nomeadamente às unidades da Faculdade de Ciências e da Faculdade de Letras, bem como, a diversos locais do edifício da Reitoria para demonstração da intervenção, recentemente efetuada, para a alteração dos sistemas de iluminação do edifício por tecnologias mais eficientes energeticamente (tecnologia LED).

O encontro permitiu destacar a necessidade da introdução de medidas para poupar energia na Universidade, e revelou-se uma importante oportunidade para a discussão sobre diversos aspetos relacionados com o uso futuro da energia, permitindo partilhar conhecimentos e estratégias com vista a um futuro mais sustentável.

 

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Unite! Seed Fund 2024 para atividades estudantis
Cientistas da Faculdade de Ciências da ULisboa descobrem nova forma de transformar CO2 em CO
Estudantes do Instituto Superior Técnico da ULisboa vencem competição europeia de foguetões