Passar para o conteúdo principal
Bolsas

Docente do Instituto Superior Técnico recebe bolsa da Força Aérea dos EUA

A bolsa foi atribuída pelo Departamento de Investigação Científica da Força Aérea (AFOSR) para o projeto “Trustworthy Ad Hoc Teamwork” e terá a duração de dois anos.

Docente do Instituto Superior Técnico recebe bolsa da Força Aérea dos EUA.

Alberto Sardinha, docente do Instituto Superior Técnico e investigador do INESC-ID (Grupo de Investigação em Inteligência Artificial para as Pessoas e a Sociedade), recebeu uma bolsa de 300 mil Dólares da Força Aérea dos Estados Unidos da América para investigar a interação humano-robô.

“A confiança é um elemento essencial para uma cooperação eficaz entre humanos e robôs. No entanto, tanto quanto sabemos, nenhum trabalho de investigação analisou a confiança entre robôs e humanos em cenários de trabalho de equipa ou criou algoritmos específicos para um trabalho de equipa fidedigno”, explica o professor Alberto Sardinha.

O objetivo do projeto “Trustworthy Ad Hoc Teamwork” é criar um agente autónomo que possa colaborar de forma eficiente e robusta com colegas de equipa anteriormente desconhecidos. Para tal, o grupo de investigadores irá criar novos algoritmos de inteligência artificial de trabalho em equipa e explorar a questão da confiança nas interações homem-robô, abordando uma questão vital: Como pode um robô aprender a cooperar com colegas de equipa humanos desconhecidos em domínios complexos, e ao mesmo tempo promover o desenvolvimento de uma relação de confiança, na qual o robô não tem qualquer protocolo de pré-coordenação e tem que aprender a cooperar em tempo real?

Através de uma combinação de sensores (ligados em rede num determinado ambiente – por exemplo, microfones, câmaras montadas na parede – e os sensores do robô – por exemplo, lasers, câmaras, leitores de RFID), um robô (contendo uma combinação de módulos de perceção, decisão e execução) e modalidades de saída (diferentes componentes ou hardware que apoiam o comportamento ou ações do robô), este projeto visa responder a uma série de questões adicionais: Como pode um robô aprender, de forma fidedigna, uma tarefa de cooperação na ausência de um sinal de recompensa e sem plena observação dos estados e ações? Como adaptar os algoritmos de trabalho em equipa de modo a aumentar a confiança de um humano nos robôs? Como podem as capacidades multimodais de um robô (por exemplo, reconhecimento e síntese da fala, reconhecimento de pessoas e intenções, expressão de robôs sociais) fornecer informações valiosas de modo a facilitar o desenvolvimento da confiança em cenários de trabalho de equipa?

“Trustworthy Ad Hoc Teamwork” é o terceiro projeto de investigação do professor Alberto Sardinha sobre este tema. O primeiro projeto (Ad Hoc Teams: Ad Hoc Teams With Humans And Robots) foi também financiado pela AFOSR e o segundo projeto (HOTSPOT: Human-robOt TeamS without PrecoOrdinaTion) foi financiado pela FCT.

O projeto “Trustworthy Ad Hoc Teamwork” é liderado pelo INESC-ID e conta com a participação da PUC-Rio (Brasil).

Fonte: Instituto Superior Técnico

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Comité Olímpico de Portugal Distingue Professor da Faculdade de Motricidade Humana da ULisboa com o Prémio Investigação Científica
Prémio Universidade de Lisboa 2023 atribuído a Vítor Cardoso
Unite! Seed Fund 2024 para atividades estudantis