Outros

Eficiência Energética: Serviços Centrais da ULisboa com candidaturas aprovadas no valor de 2,6 milhões

No mês de abril de 2023, os Serviços Centrais da Universidade de Lisboa viram aprovadas as suas duas candidaturas ao Programa “Eficiência Energética na Administração Pública Central” no âmbito do PRR nacional - Plano de Recuperação e Resiliência português , sob coordenação do Fundo Ambiental .

Os Termos de Aceitação já se encontram assinados e o prazo de implementação das medidas decorrerá ao longo de 24 meses, até abril de 2025.

As intervenções visam o edifício da Reitoria da Universidade e o Complexo de Piscinas do Estádio Universitário, estimando-se reduções de consumo de energia primária e de emissões de gases com efeito estufa (GEE) superiores a 30%.

No edifício da Reitoria, as medidas a implementar visam a substituição da totalidade dos vãos envidraçados, a alteração do sistema de iluminação para tecnologia LED nos espaços que ainda se encontram dotados de iluminação convencional, intervenções em sistemas técnicos (AVAC, Gestão Técnica Centralizada, entre outros) e a instalação de sistema de produção de energia com recurso a fonte de energia renovável (fotovoltaico). O valor de financiamento aprovado é de cerca de 1,7 milhões de euros.

No Complexo de Piscinas, proceder-se-á à substituição dos vãos envidraçados e colocação de sistema de sombreamento nos envidraçados das orientações sudeste e sudoeste, à alteração do sistema de iluminação para tecnologia LED, a intervenção em sistemas técnicos (substituição de depósito AQS, Gestão Técnica Centralizada, caldeiras, entre outros), à substituição de equipamentos sanitários por equipamentos mais eficientes, à instalação de sistema Solar Térmico e de sistema fotovoltaico para autoconsumo. O valor de financiamento aprovado é de cerca de 900 mil euros.

A implementação dos projetos permitirá à Universidade de Lisboa dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito, uma vez que permitirá alterações significativas a nível da eficiência energética, conforto e reabilitação de sistemas e de equipamentos, contribuindo para o cumprimento dos objetivos definidos no Plano Nacional Energia e Clima (PNEC) 2021-2030, principal instrumento de política energética e climática para a década 2021-2030, no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050), e, ainda, o Programa de Eficiência de Recursos na Administração Pública (ECO.AP - EcoAP 2030).