Passar para o conteúdo principal
Investigação e Desenvolvimento

Escavações da UNIARQ/FLUL permitem recuperar artefactos com mais de 20 mil anos

Uma nova campanha de escavação decorrida entre 14 de Junho e 16 de Julho de 2021 no sítio arqueológico da Portela 2 (Vale Brusco/ Vale da Gunha, Maceira, Leiria), e enquadrada na unidade curricular de Técnicas de Campo e Laboratório da Licenciatura em Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa , permitiu recuperar artefactos líticos com mais de 20.000 anos.

Escavações da UNIARQ/FLUL permitem recuperar artefactos com mais de 20 mil anos

A campanha de escavação agora realizada, no âmbito do projeto PALEORESCUE - O Paleolítico Superior e a Arqueologia Preventiva em Portugal: desafios e oportunidades (PTDC/HAR-ARQ/30779/2017) através da Faculdade de Letras, tem financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e foi dirigida pela investigadora do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ), Cristina Gameiro.

Compreender os processos de formação do sítio, recuperar artefactos líticos e reunir mais informações sobre as actividades realizadas pelas populações humanas que aí habitavam, foram os objectivos deste novo período de trabalhos realizados no local. Inúmeros materiais líticos (ainda por contabilizar), que incluem algumas Pontas de Vale Comprido (fóssil diretor para este período), foram agora descobertos numa área de escavação que compreende 29 metros quadrados.

O sítio arqueológico da Portela 2 foi identificado por arqueólogos da empresa Crivarque, no início de 2009, durante as intervenções realizadas na rede de saneamento da Maceira. Em apenas 10 metros quadrados e na zona da vala aberta para a instalação da canalização foram recolhidos artefactos líticos produzidos e utilizados no local durante o Proto-Solutrense (há cerca de 21.000 anos).

Dia 3 de Julho de 2021 foi realizado um dia aberto neste sítio arqueológico, que resultou na visita de 120 pessoas ao local. A empresa proprietária dos terrenos onde decorrem as escavações - Secil (Fábrica Maceira-Liz) -, autorizou os trabalhos e tem proporcionado o contacto com o gabinete de Geologia e a Câmara Municipal de Leiria/ Museu de Leiria, a Junta de Freguesia de Maceira e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria, que apoiaram logisticamente a intervenção.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Antigos Professores da Faculdade de Belas Artes agraciados com a agraciados com a Medalha da Ordem de Mérito Cultural
Satélite totalmente feito no IST foi lançado a bordo do Ariane 6
Voluntários EPIS contribuíram para a valorização do Jardim Botânico Tropical