Desporto e bem-estar

Estudante do Instituto Superior Técnico conquista medalha de bronze no Europeu Sub-23 de Canoagem

Duarte Cerdeira alcançou o 3.º lugar na embarcação K4, na distância olímpica de 500 metros.

Atletas em canoagem
IST-ULisboa

O estudante do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Duarte Cerdeira, de 18 anos, participou entre 27 e 30 de junho no Campeonato da Europa de Juniores e Sub-23, em Bratislava, na Eslováquia. A competir na categoria sub-23, embarcação K4, na distância olímpica de 500m, a tripulação portuguesa classificou-se em 3.º lugar, a melhor prestação de sempre na categoria.

A nível nacional, o atleta de alto rendimento subiu várias vezes ao pódio, nas distâncias de K1 1000m, K4 500m e K1 500. Já em 2023, arrecadou a medalha de ouro, no Campeonato Nacional de Fundo (5000m). Junto com Miguel Costa, também estudante do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Duarte Cerdeira já havia alcançado o 3.º lugar em K2 500m, na sua primeira participação no Campeonato Nacional Universitário de Canoagem, este ano.

Para Duarte, “esta conquista é o culminar de muito trabalho, entrega total, entreajuda, horas e horas de treino e dedicação à prática da modalidade”. E, acrescenta, “simboliza a concretização de um objetivo” perseguido desde que se estreou no universo das competições internacionais, em 2021.

A “gestão do tempo por forma a conciliar objetivos desportivos e académicos” é para o estudante “o maior desafio” e obriga-o a “abdicar de momentos de lazer” em prol da participação “em estágios da seleção” e estudo, conta Duarte.

Os “treinos bidiários”, que começam com “ginásio corrida ou natação”, são intervalados com horas de estudo ou aulas, a que se segue, pelas 19 horas, um treino de canoagem na Baía do Seixal, no Estuário do Tejo. Chegado “a casa por volta das 21h30”, após o jantar dedica-se a nova sessão de estudo “até por volta das duas ou três da manhã”, descreve o canoísta.

Fonte: Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa