Prémios

Estudante do Técnico vence competição internacional de desenvolvimento de videojogos

Francisco Nicolau, aluno de Engenharia Informática e de Computadores, destacou-se na categoria de programação da “Search for a Star".

Francisco Nicolau, aluno de Engenharia Informática e de Computadores, é membro do Laboratório de Jogos do Instituto Superior Técnico e foi num dos canais de comunicação deste núcleo que se deparou com o anúncio da Search for a Staruma competição internacional de desenvolvimento de jogos organizada pela empresa Grads in Games, e em que acabou por decidir participar. Na altura, o estudante do Instituto Superior Técnico estava longe de imaginar que conseguiria ser um dos vencedores da competição, destacando-se da área de programação, uma das cinco categorias do desafio. “Muitos outros estudantes participaram nesta competição e a qualidade dos projetos submetidos era bastante elevada, por isso não antecipei que fosse selecionado como finalista, muito menos acabar por vencer”, declara o estudante.

Tal como nos explica Francisco Nicolau, a Search for a Star tem como “objetivo contribuir para o início de carreira de finalistas de cursos universitários nas várias disciplinas envolvidas na atividade de desenvolvimento de jogos” e o formato da competição assemelha-se a uma Game Jam – evento em que uma pessoa ou equipa desenvolvem um jogo dentro de um intervalo de tempo pré-definido. Nesta competição em particular, os participantes tiveram dois meses para desenvolver um protótipo, partindo de um projeto com uma base comum a todos.

No final, os participantes têm oportunidade de receber feedback e uma avaliação qualitativa dos jogos desenvolvidos feita diretamente por profissionais da indústria.

O estudante do Instituto Superior Técnico apresentou-se na competição com um jogo experimental que invoca uma atmosfera sombria através de um gameplay cinematográfico e um diálogo naturalista, intitulado “A Bug In The System”. Revelando que uma das suas principais áreas de interesse é a Computação Gráfica, Francisco Nicolau assume que o gosto e à-vontade neste campo podem ter sido um trunfo na competição. “Acho que o meu projeto foi capaz de sobressair principalmente pela qualidade da apresentação. Penso que consegui utilizar o tempo da competição eficientemente e submeter um jogo polido e com mecânicas simples, mas robustas”, realça.