Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de doutoramento da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia, que se realizou de 16 a 21 de junho em Yokohama, Japão.
Estudantes da Faculdade de Ciências premiados na maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia
Nuno Gonçalves, estudante recentemente galardoado com o segundo lugar do concurso “3 Minutos de Tese”, da ULisboa, recebeu o prémio Best Student Presentation. Já Inês Leite recebeu uma bolsa científica da conferência.
Os dois estudantes de Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa participaram no evento integrados num grupo de sete investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), dos quais seis são investigadores da Faculdade. O grupo apresentou ao todo seis artigos científicos nesta conferência, todos eles sobre instrumentos de astronomia do futuro, incluindo o hipotético espectrógrafo para o Espaço, objeto de estudo proposto por Nuno Gonçalves.
Os restantes quatro objetos que serviram de base para as apresentações têm mão portuguesa, sendo parte de uma aposta nacional nas áreas da astronomia e do espaço. São eles um telescópio destinado ao observatório do European Southern Observatory (ESO) no Paranal, Chile, o Paranal solar ESPRESSO Telescope (PoET); um espectrógrafo para o European Southern Observatory's Extremely Large Telescope (ESO’s ELT), o maior telescópio do mundo; um observatório de raios X a ser colocado no espaço pela Agência Espacial Europeia (ESA), o Advanced Telescope for High Energy Astrophysics (ATHENA); e um telescópio espacial para observar as atmosferas de planetas fora do Sistema Solar, o Atmospheric Remote-sensing Infrared Exoplanet Large-survey (ARIEL).
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!