Face ao conhecimento existente, é cada vez mais importante generalizar a avaliação da atividade física como um sinal vital e universalizar o seu aconselhamento no âmbito do plano terapêutico para a prevenção e a coadjuvação do tratamento de doenças, incluindo a referenciação para Fisiologistas do Exercício no domínio de uma prescrição individualizada.
Exercício - A sua receita para a saúde
Para o efeito, é necessário enraizar o princípio e a prática de que a atividade física deve ser monitorizada como um sinal vital, nomeadamente na consulta de medicina geral e familiar, promover o diálogo entre os prestadores de cuidados de saúde e os seus doentes e, incentivar a comunicação e a cooperação entre todos os profissionais com competências diferenciadas para o incentivo e a orientação específica de programas personalizados de atividade física.
São princípios e valores que apenas poderão ser desenvolvidos com base num trabalho multidisciplinar que consolide a interação de todos os recursos humanos nos planos técnico e científico. Várias entidades têm desenvolvido esta conceção estratégica e cooperado para a sua concretização. O Colégio Americano de Medicina Desportiva com uma missão global no seu programa Exercise is Medicine e as respetivas iniciativas europeia e portuguesa incluindo a participação da Faculdade de Motricidade Humana e da Faculdade de Medicina da Universidade Lisboa têm colaborado para o desenvolvimento regional desta conceção. Com suporte documental do Colégio Americano de Medicina Desportiva, os conteúdos deste documento intitulado “Atividade Física Com....” ajudam as pessoas e os profissionais a comunicarem e incentivam uma conceção multidisciplinar que apoie o aconselhamento para a atividade física no contexto clínico e a referenciação dos doentes para programas na comunidade e contextos como os ginásios, envolvendo especialistas com formação avançada que concebem e acompanham os necessários programas mais personalizados de atividade física.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!