A exposição “Bauhaus + Ulm - design e ensino: o impacto da pedagogia no design” reúne uma seleção de obras de design pertencentes à Coleção Paulo Parra e estará patente na Reitoria da ULisboa até ao dia 30 de janeiro de 2025.
Exposição “Bauhaus + Ulm - design e ensino” inaugurada na Universidade de Lisboa
A inauguração foi encetada pela Vice-Reitora da Universidade de Lisboa, Cecília Rodrigues, pelo Comissário das Exposições do programa das Comemorações dos 10 Anos ULisboa, José Manuel Simões e pelo Colecionador e Professor da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Paulo Parra.
O evento contou ainda com a presença do Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Castro, do Pró-Reitor da Universidade de Lisboa, Henrique Oliveira e do Presidente da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, António de Sousa Dias.
As obras da Coleção Paulo Parra reunidas nesta exposição, patente na Reitoria da Universidade de Lisboa, demonstram, na prática, a enorme influência que a Bauhaus e a escola de Ulm tiveram na produção industrial durante o séc. XX e, por conseguinte, na qualidade de vida de milhares de pessoas que os utilizaram no seu dia a dia.
Em exposição encontramos cerca de 70 produtos industriais que foram desenhados por 10 mestres do design alemão, entre os quais os primeiros diretores da Bauhaus e da Escola de Ulm, Walter Gropius e Max Bill, cujos projetos e produtos são a exemplificação prática do trabalho pedagógico iniciado pela Bauhaus e continuado pela escola Ulm, cujo objetivo era formar designers através da união da Arte e da Técnica.
Paulo Parra refere que esta é uma forma de homenagear os projetos industriais que “contribuíram para melhorar a qualidade de vida dos seus utilizadores e influenciaram enormemente outros designers industriais.".
"Esta exposição de produtos industriais de referência, assim como o modelo pedagógico que a escola Bauhaus desenvolveu e que influenciou imensas escolas em todo o mundo, contribuíram para a formação de milhares de designers e artistas." pode ler-se na exposição, que poderá ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 18h, até ao dia 30 de janeiro do próximo ano.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!