Faculdade de Ciências da ULisboa lança 5 vídeos “Porquês com Ciência”

“Porquês com Ciência” é o novo projeto de divulgação científica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e arranca já no início deste ano letivo. O primeiro vídeo foi lançado no dia 22 de setembro.

Faculdade de Ciências da ULisboa lança 5 vídeos “Porquês com Ciência”

Fazendo uso das ferramentas de comunicação audiovisual, cinco cientistas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa -  Sara MagalhãesJoão Telhada, Ibéria Medeiros, Marta Panão e Maria Manuel Torres - vão explicar se os ácaros são assim tão feios, porcos e maus, como é costume pensar; se é seguro pagar online com cartão VISA; se há uma forma extraordinariamente simples de combater hackers; como utilizar a energia nos edifícios do futuro e como tomar decisões mais sustentáveis através do conhecimento matemático...

Os cinco vídeos serão lançados no canal de Youtube da Faculdade de Ciências até ao final do ano e serão divulgados às quintas-feiras.

Tendo como ponto de partida cinco temáticas da iniciativa Bolsa de Palestras, ministradas, na sua maioria, pelos cientistas, o objetivo deste projeto é contribuir para a cultura científica no seio da sociedade e dos media, valorizando o conhecimento científico e a iniciativa, que existe na Faculdade da Ciências desde 2005.

A Bolsa de Palestras é dirigida a professores e alunos dos ensinos básico e secundário e tem como objetivo desmistificar alguns temas científicos de interesse para a sociedade, que constem dos programas escolares ou sejam temáticas que suscitem curiosidade. A Bolsa de Palestras está em permanente evolução, atualmente são cerca de 150 as palestras disponíveis, distribuídas pelos dez departamentos da Faculdade. Mais de cem cientistas participam na iniciativa.

Conheça aqui as palestras que serviram de inspiração aos vídeos:

Ácaros, feios, porcos e maus
O caixeiro viajante e um milhão de dólares
Como um hacker ataca o teu computador e a segurança informática como forma de o prevenir!
Pensar a energia nos edifícios do futuro
A Matemática da sustentabilidade

Acompanhe através do canal de Youtube da Faculdade de Ciências, o lançamento de todos os vídeos “Porquês com Ciência”.

Fonte: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa