Ensino

Faculdade de Letras participa no estudo do anfiteatro da cidade romana de Ammaia, em Marvão

O anfiteatro da cidade romana de Ammaia esteve aberto aos visitantes durante os trabalhos que integraram a Escola de Verão da cidade romana de Ammaia, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Grupo de pessoas em visita ao espaço arqueológico de Ammaia, em Marvão
Fundação Cidade de Ammaia

A iniciativa "AMMAIA convida... a visitar o Anfiteatro" recebeu, no passado dia 25 de julho, todos os que quiseram usufruir da experiência única de pisar a sua arena, enquanto decorrem os trabalhos de escavação.

Este ano os trabalhos integraram a Escola de Verão da cidade romana de Ammaia, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A descoberta e estudo do anfiteatro decorre no contexto do projecto internacional financiado pela Fundação “La Caixa” (Promove Regiões Fronteiriças 2019), envolvendo a Fundação Cidade de Ammaia, a Fundación de Estudios Romanos, o Museo Nacional de Arte Romano de Mérida e a UNIARQ / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a colaboração da Câmara Municipal de Marvão e o apoio da ADFLUL.

A imagem transmitida do império romano transporta-nos frequentemente para as lutas de gladiadores que tinham lugar nos anfiteatros. Foi um destes edifícios que foi identificada em 2019, na cidade romana de Ammaia, decorrendo os trabalhos de escavação até aos dias de hoje.

Ao anfiteatro afluíam os habitantes da cidade e do seu território. Actualmente é já visível toda a arena, uma elipse com 54 por 40 metros, delimitada por um muro de alvenaria de 3 metros de altura (podium). O edifício apresenta uma construção que conjuga o aproveitamento de uma vertente de colina e poderosos aterros que suportariam as bancadas de madeira.

Construído nos meados do séc. I, quando a cidade de Ammaia se dotou dos principais edifícios públicos característicos de qualquer cidade romana, os trabalhos realizados permitiram esclarecer que o edifício foi utilizado até ao séc. IV.

Fonte: Faculdade de Letras