Passar para o conteúdo principal
Outros

Falecimento do poeta Nuno Júdice

A Universidade de Lisboa lamenta o falecimento do ensaísta, poeta, ficcionista e Professor Nuno Júdice , alumnus da ULisboa, licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras.

Nuno Júdice (1949 - 2024)

Ensaísta, poeta, ficcionista e Professor, Nuno Júdice, alumnus da ULisboa, formou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa.

Foi Professor Jubilado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em 1989, na área de Literaturas Românicas Comparadas, com uma tese sobre Literatura Medieval O Espaço do Conto no Texto Medieval (Vega, 1991).

O seu primeiro livro de poesia, “A Noção de Poema”, foi publicado em 1972, após o qual se seguiu a publicação de inúmeras obras de Poesia, Ficção e Ensaio.

Colaborou em ações de divulgação da cultura portuguesa no estrangeiro, comissariando a área de Literatura da Exposição Universal de Sevilha, em 1992, e a Feira do Livro de Frankfurt dedicada a Portugal em 1997. Organizou a Primeira Semana Europeia de Poesia quando Lisboa foi Capital Europeia da Cultura em 1994. Foi Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal e Diretor do Instituto Camões em Paris desde 1997 até fevereiro de 2004. Manteve uma atividade permanente de divulgação da cultura portuguesa, tendo acompanhado o processo que levou Portugal a ser o país tema no Salon du Livre de Paris em 2000.

Membro da redação da revista O Tempo e o Modo entre 1969 e 1974 e diretor, entre 1996 e 1999 da revista de poesia Tabacaria, da Casa Fernando Pessoa. Foi ainda curador para a área cultural da Fundação José Saramago, criada em 2008.

Em janeiro de 2009 assumiu as funções de diretor da revista Colóquio-Letras da Fundação Calouste Gulbenkian e, sob a sua direção, a revista retoma um ritmo regular com uma periodicidade quadrimestral.

Ao longo da carreira literária, Nuno Júdice foi distinguido com diversos prémios, entre os quais o Prémio Ibero-Americano Rainha Sofia em 2013, o Prémio Pen Clube e o Prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus.

Recebeu, em Portugal, o grau de Oficial da Ordem de Santiago e Espada e, em França, o de Officier des Arts et des Lettres.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Comité Olímpico de Portugal Distingue Professor da Faculdade de Motricidade Humana da ULisboa com o Prémio Investigação Científica
Prémio Universidade de Lisboa 2023 atribuído a Vítor Cardoso
Unite! Seed Fund 2024 para atividades estudantis