Falecimento do Professor José Mattoso

A Faculdade de Letras e a Universidade de Lisboa vêm lamentar profundamente o falecimento do Professor José Mattoso. O Professor José Mattoso faleceu a 8 de julho de 2023.

José Mattoso - por Leonardo Negrão/Global Imagens

Professor José Mattoso (1933-2023)
Foi investigador no Centro de Estudos Históricos (Lisboa), integrado no Instituto de Alta Cultura, e no período subsequente a 1972, foi admitido como professor auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Recebeu o Prémio Pessoa, em 1987, o Prémio Internacional de Genealogia Bohüs Szögyeny, em 1991, o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, a 10 de junho de 1992, e o Troféu Latino, em 2007.

Exerceu ainda as funções de presidente do Instituto Português de Arquivos, de 1988 a 1990, e foi o 8.° director da Torre do Tombo, entre 1996 e 1998.

A cerimónia de evocação do Professor José Mattoso decorrerá esta terça-feira, dia 11 de Julho, às 18h30, no Convento de São Domingos de Benfica, com entrada pela Rua João Hogan, Lisboa (metro Alto dos Moinhos).

foto: José Mattoso | © Leonardo Negrão/Global Imagens