A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento lançou um prémio para apoiar a investigação em saúde mental em Portugal.
FLAD Science Award | 300 mil euros para a Saúde Mental
São 300 mil euros, numa edição anual. Esta iniciativa tem o reconhecimento da Ministra da Saúde, da Organização Mundial de Saúde e das Nações Unidas.
Porquê a Saúde Mental?
Um “impacto devastador”. É assim que a Organização Mundial de Saúde (OMS) descreve o efeito da pandemia no acesso aos cuidados de Saúde Mental, que necessitam de um “aumento urgente de financiamento”. Perante um novo vírus, é natural que as atenções fiquem concentradas na proteção da saúde física, mas é também evidente que este contexto de pandemia e confinamento trouxe grandes desafios ao nosso bem-estar psicológico e emocional. Tornou-se ainda mais evidente para todos nós que é decisivo valorizar a Saúde Mental e lutar contra o estigma a que as perturbações mentais estão associadas.
Promover a investigação clínica de Saúde Mental em Portugal
O FLAD Science Award Mental Health, maior prémio científico de Saúde Mental em Portugal, tem como objetivo apoiar projetos de investigação clínica de jovens psicólogos, psiquiatras, médicos de família, neurologistas e outros profissionais desta área em Portugal, com cooperação nos Estados Unidos.
Áreas-chave de investigação para a edição 2021
Nesta primeira edição, a FLAD preferiu não fechar o campo de investigação num grupo particular ou numa patologia específica. O foco está no desenvolvimento de novas abordagens de âmbito clínico, que podem dedicar-se desde a prevenção até ao tratamento e à reabilitação. A ideia é que essas abordagens traduzam uma melhor compreensão do impacto de diferentes fatores – biológico, experiências de vida, história familiar, epidemiológico, entre outros – no desenvolvimento de perturbações mentais.
Perfil dos candidatos
- Doutorado, no máximo há 8 anos.
- Estar associado a um centro de investigação reconhecido pela FCT (Fundação de Ciência e Tecnologia) na área de saúde mental e investigação clínica.
- Declaração de apoio da unidade de saúde e centro de investigação associado ao plano de investigação do candidato.
- Fazer investigação em Portugal, de forma independente, autónoma e com qualidade científica.
- Incluir uma interação de investigação com uma entidade norte-americana.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!
Temas: