Outros

Formação Pedagógica para Docentes | Candidaturas até 26 de junho

As inscrições na 2.ª edição de 2023 do programa de Formação Pedagógica para Docentes da ULisboa estão abertas até ao dia 26 de junho e destinam-se a todos os Docentes e Investigadores da ULisboa.

Formação Pedagógica para Docentes | Candidaturas até 26 de junho

A ULisboa disponibiliza, em 2023, as seguintes ações de formação destinada aos seus Docentes e Investigadores:

A planificação de unidades curriculares é um processo estratégico que envolve diversos processos, nem sempre tranquilo para os/as docentes. Neste workshop vamos distinguir diferentes estratégias da planificação de unidades curriculares centradas no/a estudante, criar resultados e objetivos pedagógicos focados na aprendizagem e relaciona-los com o planeamento de estratégias de ensino aprendizagem e avaliação.

Calendarização: 03 de julho

Horário: 10h00-12h00

Modalidade de ensino: presencial

Requisitos: Computador portátil

Frequência: Gratuita

Formadora: Sofia Sá

O Mentimeter é uma das plataformas de interação mais intuitivas que podemos utilizar quer em ensino presencial, remoto ou híbrido. A sua configuração, ainda assim, revela-se pontualmente desafiante e existem truques para facilitar o trabalho dos/as docentes que a queiram utilizar. Neste workshop, aprenderemos a criar apresentações dentro do Mentimeter, a criar diferentes tipos de slides e a selecionar as configurações mais adequadas aos objetivos pedagógicos.

Calendarização: 05 de julho

Horário: 14h00-16h00

Modalidade de ensino: presencial

Requisitos: Computador portátil

Frequência: gratuita

Formadores: Sofia Sá

Uma rubrica é um instrumento que evidencia uma sistematização do processo avaliativo de um produto de aprendizagem. Facilitam o processo avaliativo, tornando-o mais transparente e promovendo uma maior objetividade e a criação de expectativas realistas por parte de alunos/as e docentes. Neste workshop vamos relacionar o estabelecimento de critérios de avaliação com a criação de rubricas, distinguir os componentes de uma rubrica e enunciar os passos da criação de uma rubrica.

Calendarização: 10 de julho

Horário: 10h30 -12h30

Modalidade de ensino: Online

Frequência: Gratuita

Formadores: Sofia Sá

A comunicação, quer escrita quer oral, é fulcral no estabelecimento da relação professor/aluno. A comunicação positiva é uma abordagem que nos permite criar um ambiente seguro na relação pedagógica e transmitir informações de forma profissional e empática. Neste seminário vamos definir comunicação positiva, listar os seus princípios, analisar exemplos de boas práticas e aplica-las em exemplos específicos da interação em sala de aula.

Calendarização: 17 de julho

Horário: 14h00-16h00

Modalidade de ensino: online

Frequência: Gratuita

Formadora: Sofia Sá

Inscrições

Nota: Os participantes serão selecionados por ordem de inscrição. Os candidatos que não forem convocados ficarão em lista de espera e serão contactados em caso de eventuais desistências.