Passar para o conteúdo principal
Investigação e Desenvolvimento

GIMM: um novo centro de excelência no campus da Faculdade de Medicina da ULisboa

Foi publicado em Diário da República, no passado dia 1 de outubro, o despacho que formaliza a criação do Gulbenkian Institute for Molecular Medicine (GIMM), um novo centro de excelência dedicado à investigação em medicina molecular.

Colaboração entre a PJ e a ULisboa deteta nova droga sintética em comprimidos falsos

O GIMM surge da fusão de duas das mais prestigiadas instituições científicas portuguesas: o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM). Esta integração estratégica visa consolidar os recursos e as competências de ambas as instituições, criando uma entidade única com capacidade de competir a nível internacional na compreensão das bases moleculares das doenças e no desenvolvimento de novas terapias.

A sua criação resulta de um forte apoio institucional, financeiro e de recursos humanos, envolvendo um consórcio de grande relevo, entre os quais a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), a Fundação Calouste Gulbenkian, a Unidade de Saúde Local (ULS) de Santa Maria, a Fundação La Caixa e a holding Arica. Este conjunto de parceiros permite ao GIMM não só financiar os seus projetos de investigação, mas também beneficiar da experiência e colaboração com diversas entidades, tanto a nível nacional como internacional.

Funcionando atualmente em dois polos: um em Lisboa, integrado no campus do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), o qual o GIMM passa a integrar, e outro em Oeiras, nas instalações que pertenciam ao Instituto Gulbenkian de Ciência, o instituto terá uma sede única num edifício a ser construído de raiz no campus do CAML, junto da FMUL e do Hospital de Santa Maria, permitindo a centralização de atividades dos membros do CAML, com maior eficiência e interação entre investigadores de diferentes áreas e disciplinas.

A FMUL desempenha um papel central na estratégia do GIMM. Com efeito, a FMUL é a instituição do ensino superior que acolhe os programas de mestrado e doutoramento desenvolvidos no GIMM. Para além disso, há uma enorme interação científica entre a FMUL e o GIMM, sendo a maioria dos group leaders do GIMM professores desta Faculdade, e muitos com responsabilidades no ensino dos alunos de Medicina.

A articulação com a ULS de Santa Maria é também fundamental, para uma maior proximidade física e funcional entre a investigação científica e a prática clínica – razão fundamental para a integração do GIMM,  FMUL e ULS de Santa Maria no CAML.

Fonte: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa 

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Unite! Seed Fund 2024 para atividades estudantis
Cientistas da Faculdade de Ciências da ULisboa descobrem nova forma de transformar CO2 em CO
Estudantes do Instituto Superior Técnico da ULisboa vencem competição europeia de foguetões