Cultura e Lazer

Inauguração da Exposição "Moita Macedo Poeta Pintor"

No âmbito das comemorações dos 10 anos da ULisboa, foi inaugurada, a 11 de dezembro, a exposição “Moita Macedo Poeta Pintor”, na Reitoria da Universidade de Lisboa.

Inauguração da Exposição "Moita Macedo Poeta Pintor"

A inauguração contou com a presença do Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, da família Moita Macedo, do Comissário da Exposição e Professor da Faculdade de Belas Artes, Fernando António Baptista Pereira e do Comissário para as Comemorações dos 10 anos da ULisboa, José Manuel Simões.

O Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Luís Ferreira, abriu o certame referindo que “É um gosto enorme podermos realizar a exposição aqui na Universidade de Lisboa. Esta exposição, integrada no Programa dos 10 anos da ULisboa, é uma das muitas exposições marcantes que a nossa Universidade tem vindo a organizar. A cultura, nas suas diversas vertentes, é um dos pilares fundamentais da Universidade, ao lado do ensino, da investigação e da transferência do conhecimento.”.

O Comissário da Exposição, Fernando António Baptista Pereira, explicou o contexto em que surge a obra de Moita Macedo: “É um pintor que morreu com 53 anos e cuja obra se desenrola exclusivamente nos últimos 14 anos da sua vida. A exposição tinha que mostrar o carácter indissociável entre a poesia e a pintura, porque os temas da poesia são também os temas da pintura.”.

A exposição “Moita Macedo Poeta Pintor” reúne inúmeras obras de pintura, poesia e escultura e estará patente na Reitoria da Universidade de Lisboa, até ao dia 19 de fevereiro de 2024.