Investigação e Desenvolvimento

Inauguração do Centro do Medicamento e Saúde (CeMS) na Faculdade de Farmácia da ULisboa

Foi inaugurado, no dia 14 de maio de 2024, o Centro do Medicamento e Saúde (CeMS) no novo edifício da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

A missão do CeMS está centrada no Ensino, Investigação, Transferência de Conhecimento e na Extensão Universitária, na área do saber da Farmácia e das Ciências Farmacêuticas. É constituído por espaços laboratoriais e diversas áreas técnicas dedicadas ao desenvolvimento de atividades de I&D e transferência de tecnologia ligadas ao Medicamento, a sua conceção, análise, formulação e estudo de eficácia e segurança pré-clínicas. Como tal, estará dotado de diversas valências e equipamentos que permitirão o seu funcionamento nas condições ideais de trabalho e segurança.

O CeMS tem como foco principal prestar apoio a Hospitais, Serviços de Saúde e Empresas Farmacêuticas, e afins, e assenta em 4 pilares estratégicos: o reforçar das ligações entre a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e as Empresas Farmacêuticas, Organismos do Sistema de Saúde, Autoridade Reguladora da Saúde e os Centros de Investigação; o fomentar da Formação Avançada para Quadros de Empresas, incluindo a formação de Mestres, Doutores, e cursos pós-graduados dirigidos a temáticas emergentes; fomentar a transferência de conhecimento científico e a interação com Países de Língua Oficial Portuguesa nas áreas do medicamento e da saúde, e, ainda fomentar o empreendedorismo no setor da saúde.

O Centro do Medicamento e Saúde (CeMS) integra a operação “O caminho entre a Academia e a Sociedade” do projeto “LISBOA-01-0246-FEDER-000016” que tem como propósito estabelecer-se como um espaço estrutural para a implementação de um Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia, especializado no desenvolvimento pré-clínico e na segurança do medicamento.

Com um investimento total elegível de 2 746 490,85 €, o Centro do Medicamento e Saúde (CeMS) contou com o apoio do POR Lisboa 2020 em 50% do investimento, representando 1 373 245,43 €.

Este novo centro – CeMS – está situado no também inaugurado novo edifício da Faculdade de Farmácia. O novo edifício compreende na sua estrutura uma área dedicada à investigação e à transferência de tecnologia, distribuidas por 3 pisos, compostos por laboratórios equipados para a análise, caracterização e formulação de medicamentos de várias origens assim como a sua avaliação pré-clínica em modelos animais e em culturas celulares organotípicas. O CeMS inclui ainda um biotério, uma unidade de radioisótopos e um laboratório GLP (boas práticas de laboratório) que se encontra em implementação. Existe ainda um quarto piso com nove laboratórios exclusivamente dedicados ao ensino laboratorial dos diversos cursos ministrados na Faculdade.

A cerimónia de inauguração contou com uma visita ao novo edifício e com os discursos de Beatriz Lima, Diretora da Faculdade da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Teresa Almeida, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Fernando Alexandre, Ministro da Educação, Ciência e Inovação e Luís Ferreira, Reitor da Universidade de Lisboa.

Fotografias: © André Farias Filipe | Universidade de Lisboa