Investigação e Desenvolvimento

Inauguração do Centro Tecnológico Reynaldo dos Santos da Universidade de Lisboa

Foi inaugurado, no dia 13 de outubro de 2023, o Centro Tecnológico Reynaldo dos Santos da Universidade de Lisboa, localizado no edifício Reynaldo dos Santos, na Faculdade de Medicina.

Inauguração do Centro Tecnológico Reynaldo dos Santos da Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa realiza continuamente atividades de investigação, desenvolvimento, valorização e transferência de conhecimento e tecnologia, procurando dotar a região e o País, das ferramentas necessárias para o seu crescimento e aumento de competitividade.

O Centro Tecnológico Reynaldo dos Santos (CTRS) é a infraestrutura de valorização e transferência de tecnologia que reforçará a ligação entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMULisboa) e o tecido empresarial da região de Lisboa, motivando a comunidade académica a criar e a desenvolver as suas próprias ideias com sucesso e geração de valor.

Incidindo sobre as áreas temáticas Cardiovascular, Cirurgia Experimental e Simulação Avançada, este Centro Tecnológico permitirá disponibilizar a toda a região de Lisboa uma infraestrutura dedicada ao desenvolvimento de atividades de investigação e inovação, projetos piloto ou projetos de demonstração, nomeadamente no âmbito da “Investigação, Tecnologias e Serviços de Saúde”, incrementando o empreendedorismo e a transferência tecnológica em Lisboa, através da ligação entre a Universidade e o tecido empresarial da cidade.

Com um investimento total elegível de 5.5M€, o Centro Tecnológico Reynaldo dos Santos, agora em inauguração, contou com o apoio do POR Lisboa 2020 em 40% do investimento, representando mais de 2M€.

A cerimónia de inauguração teve lugar no dia 13 de outubro e contou com a presença e discursos de João Eurico da Fonseca, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; Fausto J. Pinto, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; J. Fernandes e Fernandes, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; Teresa Almeida, Arquiteta, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo; Pedro Nuno Teixeira, Secretário de Estado do Ensino Superior; e Luís Ferreira, Reitor da Universidade de Lisboa.

Fotografias Tiago Carvalho | Universidade de Lisboa