Investigação e Desenvolvimento

Inauguração do Centro de Transferência de Tecnologia e Valorização do Conhecimento da Universidade de Lisboa - TTC@ULisboa

Foi inaugurado, no dia 7 de dezembro de 2023, o Centro de Transferência de Tecnologia e Valorização do Conhecimento da Universidade de Lisboa - TTC@ULisboa , localizado na Av. Prof. Gama Pinto.

Inauguração TTC

O TTC@ULisboa é inaugurado num edifício reabilitado e adaptado para oferecer espaços de trabalho, laboratórios e serviços, bem como para implementar programas de estímulo à inovação e empreendedorismo, entre outras atividades.

O TTC@ULisboa é um Centro criado para promover a integração entre ciência e economia, apoiando a inovação e a disseminação do conhecimento, assim como a transferência da tecnologia desenvolvida na Universidade para outros setores, fortalecendo a ligação entre a Universidade, a sociedade e as empresas. Acolhe já cerca de 20 startups e entidades ligadas à investigação e inovação, e tem a ambição de duplicar este número no próximo ano.

Este edíficio inaugurado hoje é o antigo Complexo Interdisciplinar da ULisboa, que dá apoio à transferência de tecnologia e empreendedorismo desde 2015. Em 2021 passou a designar-se TTC@ULisboa. As obras de reabilitação e adaptação dos espaços dão agora origem a esta inauguração, com novas infraestruturas de apoio à investigação e inovação. São exemplos de entidades ou startups que já acolhe ou que irá acolher, nas áreas da biotecnologia, saúde, digital e design, o AIR Atlantic International Research Center, CoLab +Atlantic, LIP - Laboratory of Instrumentation and Experimental Particle Physics, Heart Genetics, LX-Bio, qubIT, Wenou, Carbus, MPC designworks ou TargTex.

Este Centro representa um marco significativo na estratégia de inovação e empreendedorismo da Universidade de Lisboa que tem como objetivos acompanhar atividades de I&D para identificar ideias com potencial, mobilizar equipas multidisciplinares para enfrentar desafios societais, promover a integração em redes internas e externas disponibilizar espaços, equipamentos e serviços para projetos empresariais iniciais, facilitar o contacto com entidades financiadoras, e promover programas de estímulo ao empreendedorismo e inserção em redes internacionais para estimular a inovação.

O projeto resulta de uma iniciativa que surge no contexto do investimento em infraestruturas tecnológicas pela Universidade de Lisboa e no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa, que tem como objetivo reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação. A operação é identificada como LISBOA-01-0246-FEDER-000015, com destaque para a sua inserção no Eixo Prioritário 1.2 para Centros e Interfaces Tecnológicos e Parques de Ciência e Tecnologia. Com um investimento total elegível de 4.733.453,95€ e taxa de cofinanciamento de 40%, o apoio FEDER foi de 1.893.381,58€.

A cerimónia de inauguração teve lugar no dia 7 de dezembro e contou com a presença e discursos de Luís Ferreira, Reitor da Universidade de Lisboa, do Presidente do Conselho Geral da ULisboa, Engenheiro Carlos Pina e da Arquiteta Teresa Almeida, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. (CCDR LVT, I.P.).