A cerimónia decorreu no novo edifício, situado na antiga Gare do Arco do Cego, em Lisboa e contou com a presença do Reitor da Universidade de Lisboa, do Primeiro-Ministro, do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa entre outras figuras.
Instituto Superior Técnico inaugura o Técnico Innovation Center
O projeto apresenta o maior espaço de estudo 24h para estudantes universitários do país, com capacidade para acolher mais de 550 estudantes da ULisboa. Contando com mais de quatro mil metros quadrados de área, o edifício tem espaços de estudo e de trabalho colaborativo, uma zona de exposições e uma área multiusos para acolhimento de eventos com mais de trezentas pessoas. Virá a ter, também, o seu próprio espaço de restauração. Este projeto representa um investimento de 12 milhões de euros e contou com financiamento da Fidelidade Seguros e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Lisboa 2020. O projeto das instalações, chefiado pelo Professor João Gomes Ferreira, foi inteiramente desenvolvido no Técnico por equipas lideradas pelos arquitetos e Professores Teresa Heitor e António Barreiros Ferreira e pelos Professores Francisco Virtuoso e Augusto Gomes.
“Depois de mais de 500 mil horas de trabalho, o Técnico Innovation Center é um sonho que se torna realidade (…) para além de acolher um quartel de bombeiros que o Técnico oferece à cidade de Lisboa, [o espaço] será uma montra daquilo que os estudantes, professores e investigadores têm dentro dos muros do Técnico – talento, inovação, desenvolvimento, empreendedorismo e criação de soluções e de valor”, afirmou Rogério Colaço, Presidente do Instituto Superior Técnico.
António Costa, Primeiro-Ministro, realçou o papel da Escola na inovação – “O Técnico está em 21 de 53 agendas mobilizadoras. Essas 21 agendas propõem criar 10 mil novos postos de trabalho, 63% dos quais altamente qualificados. O Técnico tem muito conhecimento para dar”. O chefe do Executivo destacou ainda “o enorme potencial [do Técnico Innovation Center]” e dos trabalhos que os estudantes do Técnico tiveram oportunidade de demonstrar, referindo-se aos veículos e protótipos apresentados à sua comitiva no início da cerimónia onde foram exibidos os carros da Formula Student Técnico (FST Lisboa) e do Projeto Sustentabilidade Energética Móvel (PSEM), o barco solar da Técnico Solar Boat (TSB), os motociclos da Técnico Lisboa Moto (TLMoto), as aeronaves do Núcleo de Estudantes da Engenharia Aeroespacial do Técnico (AeroTéc), a pilha de hidrogénio da Técnico Fuel Cell (TFC), o balão atmosférico Balua e o primeiro nanosatélite português no formato CubeSat, o ISTSAT-1.
Para o Reitor da ULisboa, Luís Ferreira este foi “um dia muito importante para a nossa comunidade académica e para a cidade já o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, relembrou os tempos em que frequentou a licenciatura em Engenharia Civil. “O Técnico mudou a minha vida; foi o começo da minha vida”, disse, num discurso que viria a encerrar com as palavras “viva o Técnico, viva Lisboa!”.
Fonte: Instituto Superior Técnico
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!