Passar para o conteúdo principal
Investigação e Desenvolvimento

Instituto Superior Técnico integra projeto europeu visando transformar paisagens aquáticas através da arte e ciência

Projeto TIDAL ArtS foi financiado com sucesso com dois milhões de euros, num esforço para enfrentar a atual crise climática e de biodiversidade.

Instituto Superior Técnico integra projeto europeu visando transformar paisagens aquáticas através da arte e ciência

O projeto TIDAL ArtS – levado a cabo em Portugal pelo Instituto de Tecnologias Interativas (ITI), unidade de investigação do Instituto Superior Técnico – recebeu financiamento no valor de dois milhões de euros. O intuito do TIDAL ArtS é enfrentar a atual crise climática e de biodiversidade, inspirando e transformando paisagens aquáticas através das artes e ciências. Com início agendado para meados de 2024, o projeto contará com uma duração de 3 anos.

O projeto TIDAL ArtS vai criar residências artísticas e científicas num espírito interdisciplinar, reunindo artistas e investigadores. O objetivo é sensibilizar para os desafios enfrentados pelo oceano e outras massas de água e inspirar a mobilização de ações criativas e circulares para a sua proteção e restauro. As residências serão instaladas em locais como a Lagoa das Sete Cidades, nos Açores, uma ilha no rio Danúbio, em Budapeste, o arquipélago Turku, no mar Báltico e a lagoa de Veneza.

“Estamos entusiasmados por fazer parte do projeto TIDAL ArtS e contribuir para o importante trabalho de fomentar a empatia para com os ecossistemas aquáticos que necessitam de proteção”, afirmou Mariana Pestana, professora convidada do Instituto Superior Técnico e investigadora no ITI. “A nossa experiência em arquitetura, biologia e tecnologias interativas será usada para criar uma estrutura de apoio para que os artistas se envolvam com o contexto local e conheçam as complexidades das comunidades humanas e não-humanas encontradas em cada local”, acrescentou.

O projeto TIDAL ArtS é fruto da colaboração entre o coordenador Submariner Network for Blue Growth (Alemanha), o Instituto Superior Técnico, University College Cork (Irlanda), Pro Progressione (Hungria), German Marine Research Consortium (Alemanha), Aalto University (Finlândia), Spanish National Research Council (Espanha), Digital Training Institute (Irlanda) e Culture Action Europe (Bélgica). O projeto visa promover cidades costeiras sustentáveis até 2030 e assegurar ligações entre as dimensões europeia e global do TIDAL ArtS, promovendo os resultados do projeto a nível internacional.

Fonte: Instituto Superior Técnico

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Novo software para validação do estatuto de utente na Unidade Alimentar do IST Alameda
Programa MINDxYOU na ULisboa
Sustentabilidade 360º | 1º Encontro de Sustentabilidade da ULisboa - Submissão de Propostas até 10 de fevereiro