Investigação e Desenvolvimento

Investigadores da Faculdade de Motricidade Humana da ULisboa integram o consórcio da Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA) no âmbito do grupo da “Doubly Labeled Water” (DLW)

Analiza Mónica Silva e Luís Bettencourt Sardinha, investigadores do Laboratório de Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, no âmbito do grupo internacional “Doubly Labeled Water” (DLW) sediado na Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA), publicaram recentemente na Nature Metabolism e na Science resultados da análise do dispêndio energético e do equilíbrio hídrico de populações da Europa e dos EUA.

Os vários dados reunidos por este grupo envolveram a técnica água duplamente marcada (DLW) que consiste na administração de isótopos estáveis do hidrogénio (deutério) e do oxigénio (oxigénio 18), cujo rácio de eliminação ao longo do tempo, avaliado através da urina, permite quantificar o dispêndio energético e o equilíbrio hídrico diários.

O artigo publicado na Nature Metabolism sugere, pela primeira vez, que eventualmente o aumento da obesidade verificada na Europa e nos EUA decorre da redução do dispêndio energético de repouso, o maior contribuinte do dispêndio energético diário, e não do declínio do dispêndio energético associado à atividade física. Para a diminuição da energia de repouso podem ter contribuído a redução do tabagismo, da exposição ao frio, do risco de doenças infeciosas (medidas obtidas pré-COVID19) e o aumento da ingestão de gorduras saturadas.

A investigação publicada na Science revelou que a recomendação de que todos devem ingerir 8 copos de água por dia parece um valor elevado para a maioria das pessoas, reforçando que a ingestão de um copo adicional de água pode ser desperdício. O cálculo de 2 L/dia de água (~8 copos por dia) foi corrigido para 1,5 e 1,8 L/dia, considerando que 15% do equilíbrio hídrico reflete a troca de água superficial e a produzida pelo metabolismo e ainda a circunstância de que alguns alimentos também contêm água. Assim, no caso de Portugal, com 10,3 milhões de habitantes, o desperdício de água poderia equivaler a mais de dois milhões de L/dia.