Investigação e Desenvolvimento

“Menino do Lapedo”: BBC recupera descoberta da equipa liderada por João Zilhão

BBC destaca a importância do “Menino do Lapedo”, o esqueleto de uma criança com 29 mil anos, encontrado em 1998, no vale do Lapedo, para o estudo das origens do homem moderno.

“Menino do Lapedo”: BBC recupera descoberta da equipa liderada por João Zilhão

Através da publicação de uma reportagem, que inclui uma visita ao local e os depoimentos dos arqueólogos João Zilhão, investigador coordenador do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ) e responsável pelos primeiros trabalhos no sítio, e Ana Cristina Araújo, igualmente investigadora do UNIARQ e coordenadora da equipa que se manteve operacional no Abrigo do Lagar Velho, a BBC recupera a importância deste achado para a paleoantropologia mundial.

Esta descoberta foi um marco para a compreensão dos Neandertais e do seu impacto na evolução do ser humano, permitindo concluir que o Homem moderno descende de antepassados africanos, contudo não por extinção dos Neandertais, mas sim pela sua absorção, como explica João Zilhão no seu artigo A criança do Lapedo e as origens do homem moderno na Península Ibérica: “em termos de longo prazo, é verdade que os Neandertais desapareceram completamente e que as populações europeias actuais descendem de antepassados africanos. Mas, em termos de curto prazo, a ‘substituição’ processou-se por absorção, não por extinção sem descendência dos ‘substituídos’, ou pelo extermínio destes últimos às mãos dos seus ‘substituidores’ ”.

O esqueleto quase intacto foi transferido para o Museu Nacional de Lisboa, onde ainda se encontra, e a descoberta mereceu, na altura, elevado destaque nos principais meios de comunicação, nacionais e internacionais, tendo até dado origem a um conteúdo, direccionado para estudantes de 2.º e 3.º ciclo, na plataforma RTP Ensina. Duas décadas depois houve lugar a um ciclo de comemorações que incluíram a exposição The Lapedo Child and other stories from Lagar Velho rock-shelter, no Museu Arqueológico em Zagreb, Croácia, o lançamento do livro infantil O Menino do Lapedo e a Conferência Internacional The Lapedo Child: 20 years afterwards, durante a qual foi comunicada a candidatura do Abrigo do Lagar Velho a Marca do Património Europeu.

Já em Fevereiro deste ano, o Ministério da Cultura e Câmara Municipal Leiria assinaram um protocolo para promoção do património cultural e natural do Vale do Lapedo, que permitirá a criação de um Grupo de Projeto como intuito de conceber, estruturar e propor um programa de interpretação e comunicação relativo ao Vale do Lapedo, no conjunto das suas valências cultural e natural, divulgando assim, junto do público, a importância do Vale do Lapedo no sentido da compreensão da evolução humana e da história dos primeiros hominídeos na Península Ibérica.

Fonte: Faculdade de Letras da ULisboa