Passar para o conteúdo principal
Outros

Ministro da Educação, Ciência e Inovação visita obra de construção da Residência Universitária da ULisboa, no campus da Cidade Universitária.

A Residência Universitária da ULisboa será a maior do país.

Visita à construção dos Edifícios 2 e 3 da Residência da ULisboa
Visita à construção dos Edifícios 2 e 3 da Residência da ULisboa Universidade de Lisboa

O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, esteve em visita ao local de construção dos Edifícios 2 e 3 da Residência do campus da Cidade Universitária, esta sexta-feira, para acompanhar o início da obra que completará agora o maior complexo residencial para estudantes do país. Nesta visita estiveram também presentes a Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (ANE+EF), Dr.ª Cristina Perdigão e as deputadas Ana Gabriela Cabilhas e Andreia Bernardo.

O complexo residencial na Cidade Universitária de Lisboa integra o projeto do Plano Nacional para o alojamento no Ensino Superior e assume-se como uma marca do novo paradigma das residências universitárias para o século XXI no nosso país, criando no Pólo Universitário central da maior universidade portuguesa, um lugar único para a comunidade estudantil, numa perspetiva global e aberta a toda a comunidade académica de Lisboa, à Cidade e ao Mundo. 

O empreendimento total inclui três edifícios, bem como um enquadramento paisagístico envolvente, com dois jardins a norte e a sul, encontrando-se os edifícios em redor de uma grande praça central, com um parque de estacionamento subterrâneo, estando previsto que funcionem de forma complementar e em ligação com estes espaços.

A Residência, composta pelos três Edifícios, terá uma capacidade de 901 camas. Atualmente já está em funcionamento o Edifício 1, com 335 camas, às quais, com a construção dos Edifícios 2 e 3 acrescem 566 camas.

O projeto de arquitetura norteou-se pelos princípios da sustentabilidade ambiental, social e económica, procurando promover a inovação na construção, na qualidade dos novos fatos arquitetónicos, paisagísticos, e no conjunto do espaço urbano em geral, tendo como objetivo principal promover um conjunto de alojamento estudantil, de larga escala e que se constitua, também, como um novo polo de urbanidade digna do local, da cidade e do país. 

É de notar que, dos 52 mil estudantes inscritos na ULisboa, no ano letivo 2020/2021, apenas 22% têm a residência familiar localizada no concelho de Lisboa. Dado o número claramente insuficiente de camas que são disponibilizadas nas residências universitárias existentes, a grande maioria dos estudantes é obrigada a procurar soluções de alojamento alternativas, com custos demasiado elevados ou em condições inadequadas. 

A Universidade de Lisboa tem vindo a trabalhar para que todos os anos seja possível aos estudantes a frequência do ensino superior com uma melhoria da sua qualidade de vida, preocupando-se com os desafios com que se deparam todos os anos. Ciente desta realidade e responsabilidade, a nova residência constituirá um benefício assinalável não só para a a comunidade estudantil, como para a própria Cidade.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Comité Olímpico de Portugal Distingue Professor da Faculdade de Motricidade Humana da ULisboa com o Prémio Investigação Científica
Prémio Universidade de Lisboa 2023 atribuído a Vítor Cardoso
Unite! Seed Fund 2024 para atividades estudantis