Investigação e Desenvolvimento

Noite Europeia dos Investigadores 2024 | Candidaturas abertas até 31 de julho

Em 2024, a NEI decorrerá na sexta-feira 27 de setembro, das 17h às 24h, e em Lisboa, terá lugar no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa) , Jardim Botânico de Lisboa e no Jardim do Príncipe Real.

O MUHNAC-ULisboa é mais uma vez o coordenador do consórcio da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) que decorrerá em Lisboa, Braga, Évora e Coimbra. A NEI tem como principal objetivo aproximar a investigação científica aos cidadãos através de plataformas facilitadoras de comunicação ajustadas ao público em geral.

O tema do biénio 2024-2025 é SCIGLO - CIÊNCIA PARA OS DESAFIOS GLOBAIS | SCIENCE FOR GLOBAL CHALLENGES que tem como objetivo envolver o público geral, especialmente os jovens estudantes, em atividades de investigação e conhecimento científico que possam responder aos grandes desafios mundiais e europeus relacionados com a sustentabilidade ambiental, económica e social. Neste sentido, contamos com a colaboração dos investigadores para mostrar o que de melhor se faz em Portugal nas várias áreas disciplinares, das artes às humanidades e ciências.

À semelhança da edição anterior, o programa vai ser misto com uma versão com atividades presenciais e um programa paralelo totalmente online.
Pode submeter a sua proposta de atividade até 31 de julho através das seguintes hiperligações:
NEI 2024 - Proposta para atividade presencial
NEI2024 - Proposta para atividade ONLINE

O Consórcio Science for Global Challenges - SCIGLO, coordenado pela Universidade de Lisboa, através do Museu Nacional de História Natural e da Ciência é composto pela Universidade Nova de Lisboa, através da Faculdade de Ciências e Tecnologia, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, o ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa, a Universidade de Évora, a Universidade de CoimbraUniversidade do Minho, através da Escola de Ciências e do International Iberian Nanotechnology Laboratory

Fonte: Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa