Nova Residência de estudantes da Universidade de Lisboa

O Edifício 1 da futura residência de estudantes da ULisboa na Cidade Universitária constitui a primeira fase de um complexo residencial que proporcionará 910 novas camas aos estudantes da Universidade.

Nova Residência de estudantes da Universidade de Lisboa

A visita contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, da Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato e do Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira.

Dando as boas-vindas à comitiva, naquela que será a nova residência de estudantes da Universidade de Lisboa na Cidade Universitária, o Reitor Luís Ferreira, destacou a importância da residência em construção e como esta vai também impactar a vida dos estudantes e da Cidade Universitária: “apoiando os nossos estudantes bolseiros, e de todos os estudantes que, de outra forma, teriam muita dificuldade em vir estudar para Lisboa (…) e também contribuindo para a cidade, em termos de vida e segurança, daquilo que é a vivência da Cidade Universitária, a partir do momento em que tivermos aqui a viver cerca de 900 estudantes, de países diferentes, de cursos diferentes, de todo o mundo."

Luís Ferreira termina a sua intervenção com a nota de que “isto é possível, naturalmente, pelo grande esforço da Universidade, e também do Governo, que disponibiliza verbas, através do PRR, para termos esta oportunidade única de construirmos algo que já há muitas décadas era desejado”.

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, fez votos de que possam em breve regressar para inaugurar a nova residência e assistir à construção dos dois outros edifícios deste novo complexo. Referiu ainda a importância desta visita no primeiro dia do Roteiro do Plano de Recuperação e Resiliência, assim valorizando o Ensino Superior, a Ciência e a Tecnologia.

Na sua intervenção, o Primeiro-Ministro, António Costa, destacou o tema da habitação estudantil, referindo que "o alojamento acessível é uma condição essencial para que mais pessoas possam frequentar o ensino superior, sendo um investimento que tem o propósito de continuarmos a aumentar o número de portuguesas e portugueses que têm acesso ao Ensino Superior.”

O Primeiro-Ministro encerrou a visita felicitando o Reitor Luís Ferreira, pela forma como a Universidade de Lisboa está a desenvolver este projeto das Residências para estudantes.

O Edifício 1 da nova residência proporcionará 335 novas camas e constitui a primeira parte de um projeto com três edifícios com capacidade para 910 estudantes, contemplando ainda uma praça central com espaços comerciais e um estacionamento subterrâneo.

Atualmente, na ULisboa, encontram-se em funcionamento 20 Residências Universitárias, 14 para estudantes e 5 para professores e investigadores, com mais de 1300 camas, incluindo a Residência do Pólo da Ajuda, inaugurada a 23 de julho de 2019.

Estas unidades de alojamento estão equipadas com bibliotecas, salas de estudo, cozinhas e salas de refeições, acesso à rede wireless, salas de convívio entre outras características que visam favorecer a estada e a experiência académica dos seus utilizadores.