Empreendedorismo

Núcleo de estudantes do Instituto Superior Técnico prepara-se para lançar o seu primeiro videojogo independente

O GameDev Técnico , núcleo de estudantes do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa dedicado ao desenvolvimento de videojogos, publicará no final de maio o seu primeiro título produzido sem apoio de uma entidade externa.

Too Small to Matter

‘Too Small to Matter’ (em português ‘Demasiado Pequeno para Importar’), um videojogo em formato visual novel, está a ser desenvolvido por uma equipa de cinco pessoas e conta já com uma página na plataforma Steam, onde a sua produção pode ser acompanhada.

‘Too Small to Matter’ seguirá a história de um grupo de animais surpreendido pelo despoletar de uma guerra entre os humanos do seu mundo. A narrativa incide na temática do sofrimento e perda que a guerra provoca nestes animais, mas também na esperança e força para se unirem e ultrapassarem as adversidades. O jogador fará escolhas que influenciam os acontecimentos na história, incluindo também segmentos em formato sidescroller (com a progressão denotada pelo arrasto gradual do ecrã) onde cada personagem tem a oportunidade de utilizar as suas habilidades específicas.

“Não é fácil desenvolver um jogo em part-time, sem qualquer tipo de fundos ou investimento”, confessa André Antunes, engenheiro informático que se graduou em 2022 pelo Instituto Superior Técnico. O alumnus considera, no entanto, que “liderar uma equipa de developers dedicados e talentosos facilita muito todo o processo”, destacando o facto de o jogo ter sido, desde o início, “um projeto a que [se apegaram] muito” e que “vê-lo ser jogado por outras pessoas é sem dúvida satisfatório”.

Gonçalo Goulão, que frequenta a Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática no Instituto Superior Técnico, “[tem] aprendido bastantes coisas novas sobre a produção de um jogo, desde a criação de assets [(elementos inseridos no jogo, como objetos e sons)] e de uma página da Steam à gestão das redes sociais”. O estudante defende que “mais do que tudo, o Instituto Superior Técnico tem sido uma ferramenta impulsionadora para o projeto”, uma vez que sem a existência do GameDev “não [conseguiriam] publicar um jogo tão facilmente”.

A equipa do ‘Too Small to Matter’ é composta por André Antunes, Beatriz Azevedo, Diogo Pires, Gonçalo Goulão e Rita Torres, todos membros do GameDev Técnico