Outros

Nuno Crato condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, no dia 15 de março de 2022, no Palácio de Belém, o professor catedrático da Universidade de Lisboa e antigo Ministro da Educação, Nuno Crato, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública .

A Ordem da Instrução Pública premeia os "altos serviços prestados à causa da educação e do ensino".

O antigo ministro da Educação e Ciência (2011-2015) já havia sido agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, em 2008 e com o de Grã-Cruz da mesma Ordem, em 2016.

Biografia
Nuno Crato foi professor catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão. Licenciado em Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão, onde obteve o seu mestrado em Métodos Matemáticos para Gestão de Empresas e doutorou-se em seguida em Matemática Aplicada, pela Universidade de Delaware, nos Estados Unidos. Aí trabalhou durante mais de uma década como investigador e professor.
Durante o seu percurso, foi professor na Universidade dos Açores, e passou por Itália como cientista visitante do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia.
Foi presidente e coordenador científico do CEMAPRE- Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica do ISEG, tendo também sido diretor do Internacional Institute of Forecasters e presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática entre 2004 e 2010. Esteve ao serviço da Universidade Técnica de Lisboa como Pró-Reitor para a Cultura Científica e como Presidente Executivo do Taguspark, em 2010, continuando sempre a lecionar no Instituto Superior de Economia e Gestão.
Interveniente ativo em debates educativos, foi ministro da Educação e Ciência entre 2011 e 2015. Tendo-se dedicado à divulgação científica, o seu trabalho foi reconhecido com prémios europeus. Entre os seus livros mais recentes constam Data-Driven Policy Impact Evaluation (Springer 2019), O Eclipse de Einstein (CTT 2019), Improving a Country’s Education: PISA 2018 Results in 10 Countries (Springer 2021).
Foi condecorado com grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, em 2008 e com o de Grã-Cruz da mesma Ordem, em 2016, sendo agora condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública (2022).