Outros

Professor Dário Moura Vicente, da Faculdade de Direito, eleito Presidente do Instituto Hispano-Luso-Americano de Direito Internacional

O Instituto Hispano-Luso-Americano de Direito Internacional realizou o seu XXXII Congresso na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

O Congresso realizado pelo Instituto Hispano-Luso-Americano de Direito Internacional na Faculdade de Direito, entre os dias 2 e 6 de setembro de 2024, contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio dos Centros de Investigação de Direito Publico e Direito Privado da Faculdade.

O Congresso teve, na sessão de abertura, a intervenção do Subsecretário-Geral das Nações Jurídicas para os Assuntos Jurídicos, Dr. António Serpa Soares, sobre o tema: "O Direito Internacional ainda é relevante?".

Os tópicos abordados no Congresso incluíram os temas da criação de um regime jurídico-internacional para o enquadramento da subida do nível do mar; a Convenção das Nações Unidas Sobre os Efeitos Internacionais da Venda de Navios; o genocídio em conflitos armados e proteção pelo Direito Internacional; e a Clean Hands na arbitragem de investimentos.

Fonte: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa