Professor Jubilado do ISA agraciado pelo Presidente da República
No dia 5 de dezembro, o Professor Catedrático Jubilado do Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa (ULisboa), Joaquim Quelhas dos Santos, foi agraciado pelo Sr. Presidente da República Portuguesa, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, com a comenda de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública.
O Prof. Joaquim Quelhas dos Santos foi o responsável pela criação e lecionação, no Instituto Superior de Agronomia, das disciplinas de Nutrição Vegetal e Fertilidade dos Solos, Fertilizantes e Fertilização, e do Curso de Mestrado em Nutrição Vegetal, Fertilidade dos Solos e Fertilização, cuja coordenação também esteve a seu cargo.
Como especialista nas questões da Fertilização e do Ambiente colaborou com as Universidades dos Açores, do Algarve, de Évora, de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Nova de Lisboa, bem como nas Escolas Superiores Agrárias de Ponte de Lima, Bragança, Castelo Branco, Santarém e Beja.
Exerceu ainda funções de consultoria, por cerca de 30 anos, em empresas adubeiras, exercendo a atividade na condução de ensaios tendentes a estudar a mais correta utilização dos fertilizantes, na realização de cursos, palestras, seminários e redacção de artigos e, durante 4 anos, no programa radiofónico “Diário Rural”.
É autor de vários livros de entre os quais se salienta “Fertilização: Fundamentos da utilização dos adubos e dos correctivos”, e de mais de uma centena de trabalhos de investigação e/ou de divulgação, e membro das comissões científicas da Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo e da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens.
Exerce, actualmente, o cargo de Presidente do Conselho Científico da Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências Agrárias de Portugal. Em dezembro de 2013, a Universidade de Trás os Monte e Alto Douro atribuiu às novas instalações do seu Laboratório de Solos e Plantas a designação de Laboratório de Solos e Plantas Joaquim Quelhas dos Santos.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!