O Professor aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e crítico literário Manuel Frias Martins foi galardoado com o Grande Prémio de Ensaio Manuel Gusmão, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), pela sua obra "Democracia Espiritual e José Saramago: Acrescenta-se Jesus, Whitman e Tolstoi". Este prémio distingue o melhor ensaio publicado em Portugal e celebra a excelência do pensamento crítico e literário.
Professor Manuel Frias Martins vence Grande Prémio de Ensaio Manuel Gusmão da APE
Manuel Frias Martins, Doutorado em Teoria da Literatura, actual Presidente da Associação Portuguesa dos Críticos Literários, com uma longa carreira no campo da crítica literária, reafirma-se como um dos mais importantes ensaístas e pensadores contemporâneos portugueses. A sua obra é marcada pela clareza argumentativa e pela capacidade de relacionar diferentes autores e contextos históricos, oferecendo novas perspectivas sobre a literatura e o pensamento contemporâneos.
O Grande Prémio de Ensaio Manuel Gusmão é uma das distinções mais prestigiadas no panorama literário português, atribuído anualmente pela APE com o apoio da Câmara Municipal de Évora. Este prémio tem como objetivo reconhecer e valorizar o ensaio enquanto género literário que promove a reflexão crítica e teórica sobre a literatura, a cultura e a sociedade.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!
Temas: