Outros

Professora Helena Buescu distinguida com grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Bucareste

Helena Carvalhão Buescu, Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa , nas áreas de Literatura Comparada e Literatura Portuguesa, foi distiguida, pela Universidade de Bucareste , no dia 18 de outubro de 2022.

Helena Carvalhão Buescu

Professora Catedrática e ensaísta, as suas áreas de interesse e de investigação centram-se nos séculos XIX e XX, bem como em questões teóricas da literatura comparada e da literatura-mundo. É fundadora do Centro de Estudos Comparatistas, onde coordenou o Projecto Literatura-Mundo Comparada. Pertence, ainda, ao Conselho do Institute of World Literature.

A Professora Helena Carvalhão Buescu recebeu, em 2022, o Prémio Vergílio Ferreira, galardão que premeia “o conjunto da obra de um autor que se tenha distinguido nos domínios da ficção ou do ensaio” e em 2020 venceu o Grande Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores (APE) com a obra «O Poeta na Cidade - A Literatura Portuguesa na História». Tendo, anteriormente, sido distinguida com o Grande Prémio de Ensaio da APE – intitulado APE/Portugal Telecom – com a obra «A Lua, a Literatura e o Mundo», em 1995, e com o Prémio Jacinto do Prado Coelho, com a obra «Chiaroscuro. Modernidade e Literatura», em 2001.

Publicou anteriormente um livro de poesia «De Onde Nascem os Rios» (1998) e algumas das suas publicações incluem: «Incidências do Olhar» (1990); «Dicionário do Romantismo Literário Português» (coord., 1997); «Em Busca do Autor Perdido» (1998); «O Grande Terramoto de Lisboa. Ficar Diferente» (2005), «Cristalizações. Fronteiras da Modernidade» (2005) e «Cesário Verde - Visões de artista» (organização em coautoria, Campo das Letras, 2007).