Investigação e Desenvolvimento

Projeto Agrivoltaico na Vinha do Instituto Superior de Agronomia

Em parceria com a GALP , a vinha do Instituto Superior de Agronomia será palco do primeiro projeto piloto de Agrivoltaicos em Portugal e um dos primeiros em vinha, na Europa.

Projeto Agrivoltaico na Vinha do Instituto Superior de Agronomia

O Agrivoltaico é uma prática inovadora que consiste na combinação da produção agrícola com a produção de energia fotovoltaica.

Este conceito procura dar prioridade à produção agrícola, usufruindo da radiação solar em excesso para produção energética, sempre que possível.

No piloto a instalar no Instituto Superior de Agronomia, os painéis fotovoltaicos irão dispor de um sistema motorizado que possibilita o ajuste da posição dos mesmos quer para otimizar a produção energética, quer para possibilitar a penetração da luz solar em momentos de maior necessidade das plantas.

Com esta tecnologia pretende-se, para além da produção de energia fotovoltaica, mitigar os efeitos das alterações climáticas, protegendo as plantas em momentos de temperaturas extremas e diminuindo a evapotranspiração, potencialmente reduzindo assim o consumo de água para rega.

Esta tecnologia poderá ainda ter um impacto significativo na maturação das nossas uvas. Caberá aos investigadores do Instituto Superior de Agronomia validar as vantagens e desvantagens deste conceito nas nossas vinhas e perceber qual a melhor forma de o adotar no futuro.

Fonte: Instituto Superior de Agronomia