Passar para o conteúdo principal
Prémios

Projeto de investigadores do Instituto Superior Técnico recebe Prémio de economia azul

O projeto SurfACT, desenvolvido pelo Instituto Superior Técnico através do Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB), foi um dos projetos premiados na quarta edição do Blue Bio Value Ideation .

Projeto de investigadores do Instituto Superior Técnico recebe Prémio de economia azul

Os investigadores envolvidos neste projeto são os estudantes Joana Almeida (mestrado em Biotecnologia) e Miguel Nascimento (doutoramento em Biotecnologia e Biociências) e os professores Frederico Ferreira e Nuno Faria.

O SurfACT pretende valorizar resíduos na indústria conserveira, promovendo uma economia circular ao transformar estes materiais em compostos de valor acrescentado utilizados em detergentes e cosméticos, contribuindo assim para um futuro mais sustentável. Um dos investigadores inseridos no projeto, Nuno Faria, comenta que este sucesso “é um reconhecimento da importância do trabalho” que a equipa tem vindo a desenvolver. 

O prémio atribuído à equipa do SurfACT inclui o montante de cinco mil euros para desenvolvimento de projetos através da Blue Demo Network em Portugal, entidade que apoia startups nos domínios tecnológicos e de mercado ligados à economia azul. Nuno Faria explica que isso permitirá o “acesso a uma rede de laboratórios e empresas” que serão “muito valiosos” para o crescimento do projeto. “Os próximos passos envolvem aumentar a escala de produção, em paralelo com o co-desenvolvimento de produtos finais”, acrescenta o docente. Cumpridas essas etapas, estarão “mais perto de ser os primeiros produtores de tensioativos biológicos [(compostos na base de detergentes e outros agentes de limpeza)] a partir de resíduos agroindustriais em Portugal”.

O programa Blue Bio Value é promovido pela Fundação Oceano Azul e pela Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Bluebio Alliance e a maze impact, visando apoiar projetos de investigação e desenvolvimento que utilizem recursos biológicos marinhos para ‘fazer a ponte’ entre o laboratório e o mercado.
 

 

Fonte: Instituto Superior Técnico

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Professor do Instituto Superior Técnico preside comité que aconselhará práticas em torno da inteligência artificial
Prémio Maria de Sousa: 5.ª edição - 2025
Abertura de candidaturas para nova formação online em Competências Digitais