Outros

Publicação em acesso aberto pela comunidade ULisboa

Na sequência do protocolo b-on – Biblioteca do Conhecimento Online , subscrito pela Universidade de Lisboa com a FCT-FCCN , a ULisboa destaca-se na publicação de artigos científicos em acesso aberto.

Publicação em acesso aberto pela comunidade ULisboa

A ULisboa que, através das suas Escolas, Unidades e Investigação e Laboratórios Associados, garantiu o maior número absoluto de publicações em acesso aberto em Portugal, segundo o relatório referente ao último trimestre de 2022 – momento inicial da implementação dos acordos.

Com a publicação de 430 artigos, por autores da ULisboa, e a publicação de 431 artigos, por autores afiliados à ULisboa, de que resulta uma afetação global de 24% face à totalidade de publicações de universidade portuguesas, e uma afetação global de 22% face à totalidade de publicações de instituições de ensino portuguesas, respetivamente.

Os acordos para a publicação de artigos científicos em acesso aberto, para o triénio de 2022-24, encontram-se em vigor e contam com um renovado e incremental conjunto de editores que se têm associado à iniciativa.

Reitera-se ainda a importância da publicação de artigos científicos em acesso aberto pelos autores da, ou afiliados à ULisboa como parte integrante de uma maior divulgação e alcance do conhecimento produzido, para o qual importa garantir a correta afiliação, tal como o foi estabelecida pelo Despacho n.º 235/2016, de 22 de dezembro.

O processo de implementação da publicação em acesso aberto com cada uma das editoras manter-se-á atualizado pelo Departamento de Arquivo, Documentação e Publicações, junto do interlocutor responsável de cada uma das Escolas.

Mais informações: bibliotecas@reitoria.ulisboa.pt