ULisboa atribui Doutoramento Honoris Causa a René Pélissier

A Universidade de Lisboa, sob proposta da Faculdade de Letras , atribuiu o grau de Doutor Honoris Causa a René Pélissier como reconhecimento de mérito Académico, Científico e Profissional na área da História de Portugal.

ULisboa atribui Doutoramento Honoris Causa a René Pélissier

A cerimónia, que decorreu no dia 3 de março na Embaixada de Portugal em França, na presença do Embaixador Dr. Jorge Torres Pereira, contou com a presença do Padrinho, Professor Doutor Hermenegildo Fernandes, Diretor da Área de História e também representante do Diretor da Faculdade de Letras, Professor Doutor Miguel Tamen, e do Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Doutor Luís Ferreira, que procedeu à outorga do Diploma e das Insígnias de Doutor Honoris Causa a René Pélissier.

René Pélissier (Nanterre,1935), Doctorat d’État ès lettres pela Universidade da Sorbonne em 1975, com a tese intitulada Résistances et révoltes en Angola. 1845-1961, foi distinguido em 1978 com o Prix Kastner-Boursault, da Academia Francesa.

Com uma vasta obra bibliográfica, destacam-se como obras maiores do seu percurso como historiador, as monografias que redigiu sobre quatro colónias portuguesas: Les guerres grises. Résistances et révoltes en Angola (1845-1941), La colonie du Minotaure. Nationalismes et révoltes en Angola (1926-1961), Naissance du Mozambique. Résistances et révoltes anticoloniales (1854-1918), Timor en guerre. Le crocodile et les Portugais (1847-1913), Naissance de Ia Guinée. Portugais et Africains en Sénégambie (1841-1936), bem como a síntese publicada, posteriormente, sobre o terceiro império: Les campagnes coloniales du Portugal (1844-1941).

René Pélissier construiu, ao longo de uma vida muito prolífica, uma biblioteca de mais de 12.000 obras publicadas depois de 1820, a maior parte delas sobre o antigo império português, um espólio que encontra agora também uma nova casa na Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.