Passar para o conteúdo principal
Ensino

ULisboa bate recorde do Guinness de Maior Aula de Programação do Mundo no Técnico Innovation Center

1668 estudantes aprenderam a programar em simultâneo, no Técnico Innovation Center. A aula foi ministrada por Arlindo Oliveira e Inês Lynce, professores do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e Rodrigo Girão Serrão, antigo investigador da Escola.

Professores seguram certificado de recorde do Guinness
Henrique Pereira | Instituto Superior Técnico da ULisboa

A certo ponto, a enorme fila para entrar encurvava em torno do Jardim do Arco do Cego, serpenteando ao longo do passeio, e chegava quase à rua Dona Filipa de Vilhena, em Lisboa. Na manhã de 12 de outubro, o Técnico Innovation Center preparava-se para acolher a ‘Maior Aula de Programação do Mundo’, evento organizado pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e a Magma Studio que acabou por quebrar o recorde do Guinness World Records com o mesmo nome, somando 1668 participantes (o mínimo para quebrar o recorde seriam 724). A aula foi ministrada por Arlindo Oliveira e Inês Lynce, professores do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e Rodrigo Girão Serrão, antigo investigador da Escola.

Ainda antes de se ter obtido a confirmação de que o recorde havia sido estabelecido com sucesso – que viria de uma representante oficial do Guinness World Records, minutos depois -, Rogério Colaço já declarava, no seu discurso perto do fim do evento, que foi a maior aula de sempre dada no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Depois de uma ovação ao facto, o Presidente da Escola declarou o dia como sendo “de celebração do talento jovem”, condição necessária para o desenvolvimento do país.

“É uma enorme alegria termos entrado para o Guinness com este propósito tão nobre: ensinar engenharia a jovens; todos os dias, desde há 113 anos, que o fazemos no Instituto Superior Técnico da ULisboa”, declarou Rogério Colaço já depois do evento. “Esperamos que este recorde hoje atingido inspire ainda mais jovens a estudar e a fazerem connosco um futuro melhor – a informática e, em especial, a programação são ferramentas indispensáveis ao nosso crescimento sustentável enquanto sociedade”, defendeu.

Luís Ferreira, Reitor da Universidade de Lisboa, deu uma palavra de parabéns e de agradecimento à organização do evento e aos professores, destacando também que muitos dos representantes das empresas presentes são alumni do Instituto Superior Técnico da ULisboa, “a maior e melhor escola de engenharia do país”. Miguel Gonçalves, CEO da Magma Studio, relembrou que “uma linha de código tem o potencial para ser o início de alguma coisa que muda o mundo” e agradeceu ao Instituto Superior Técnico da ULisboa por ter aceitado o desafio, mostrando-se “um parceiro incrível”.

A iniciativa teve o apoio da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, da Câmara Municipal de Lisboa e da Unicorn Factory Lisboa, juntam-se para bater o Record do Guinness da Maior Aula de Programação do Mundo e ainda o patrocínio de Ana Aeroportos de Portugal, Axians, Deloitte, Galp, Millennium BCP, NOS, NTT Data, Vodafone e Worten são patrocinadores oficiais da “Maior Aula de Programação do Mundo”.

Fonte: Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

ULisboa entrega donativo à Ajuda de Berço
Professor do Instituto Superior Técnico da ULisboa reconduzido na liderança do Comité Técnico e Científico do Euratom