Investigação e Desenvolvimento

A ULisboa é a instituição de ensino superior nacional mais premiada pelo European Research Council

O Conselho Europeu de Investigação (European Research Council – ERC) anunciou os projetos selecionados no concurso de atribuição das Consolidator Grants , onde é distinguido mais um projeto de investigação proposto por um investigador da Universidade de Lisboa, André Martins.

São agora 42 as bolsas ERC atribuídas a investigação da ULisboa, desde 2007 até 2023, tornando-a na instituição nacional mais premiada, com 26% do total nacional das bolsas ERC atribuídas a investigadores da ULisboa, tendo os projetos obtido cerca de 67,5 M€ de financiamento.

O investigador André Martins, do Instituto de Telecomunicações, Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, foi distinguido pelas Bolsas ERC - European Research Council 2023, com um projeto na área das ciências exatas e engenharias intitulado “DEep COgnition Learning for LAnguage GEneration”, que aborda um desafio importante da área da inteligência artificial, nomeadamente como ir além de grandes modelos de linguagem, também chamados de modelos fundacionais.

Os projetos selecionados no concurso de atribuição das Consolidator Grants pelo Conselho Europeu de Investigação (European Research Council – ERC) têm um financiamento de cerca de 2 milhões de euros, que são destinado a projetos propostos por investigadores com 7 a 12 anos de experiência pós-doutoral.

Também a investigadora portuguesa Liliana Mancio-Silva, a desenvolver investigação no Institut Pasteur e no INSERM, em França, venceu uma Consolidator Grant com o projeto “Mechanisms of dormancy, activation and sexual conversion in pre-erythrocytic malaria parasites”, na área das ciências da vida e da saúde, que incide sobre a compreensão da biologia do parasita, formas de controlar a doença e a transmissão da malária. Este projeto reflete o interesse, de longa data, da investigadora, na investigação da malária, com passagem pelo Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Fonte: ULisboa e FCT