Outros

A ULisboa sobe para o 200º lugar e ocupa o top 1.1% entre as 2.000 universidades classificadas pelo CWUR

A Universidade de Lisboa subiu mais uma vez no ranking, posicionando-se no 200º lugar a nível mundial, na 79º posição na Europa e no top 1.1% do Center for World University Rankings (CWUR) 2022 .

logótipo da CWUR ranking sobre imagem da bandeira da ULisboa

A ULisboa mantém a liderança das instituições de ensino superior portuguesas listadas pelo ranking na edição de este ano.

Esta distinção deve-se sobretudo ao desempenho no indicador da investigação científica, no qual subiu para a posição 168, mantendo-se no top 200 mundial.

O CWUR é publicado desde 2012 e avalia quase 20 mil universidades para selecionar e publicar anualmente as melhores 2 000. Este ranking pretende medir a qualidade do ensino e investigação de universidades em todo o mundo com base em 4 indicadores: Qualidade do ensino (alumni distinguidos); Empregabilidade de antigos alunos (alumni que ocupam cargos CEO nas maiores empresas mundiais); Qualidade do corpo docente (académicos com prémios internacionais); e Qualidade da produção científica (publicações e citações).

Os países mais fortemente representados no top 2000 do ranking CWUR 2022 continuam a ser os Estados Unidos (335), a China (299), o Japão (118), o Reino Unido (94) e a França (77).