Passar para o conteúdo principal
Outros

Universidade de Lisboa acreditada com a classificação máxima pela A3ES

O resultado do processo de avaliação institucional da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) foi a acredição da Universidade de Lisboa (ULisboa) por um período de 6 anos, sem condições, o que corresponde à classificação máxima. Esta avaliação confirma a qualidade da ULisboa e permite uma simplificação dos futuros procedimentos de acreditação.

Imagem da escultura de Chartres de Almeida na Alameda da Universidade

A A3ES tem como missão garantir a qualidade do ensino superior em Portugal, através da avaliação e acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos. Para tal, efetua ciclos regulares de avaliação e acreditação. 

O primeiro momento de avaliação institucional da ULisboa teve início no ano letivo de 2016/17, ao qual se seguiu um ciclo completo de avaliação e acreditação de ciclos de estudo (licenciaturas, mestrados, mestrados integrados e doutoramentos) nos cinco anos seguintes. Em todas estas avaliações foram identificados os aspetos positivos e os pontos a melhorar. 

O segundo momento de avaliação institucional decorreu no ano letivo 2022/23. Neste processo, representantes de todas as Escolas e serviços da ULisboa elaboraram um relatório de autoavaliação detalhado das suas atividades, examinando de modo crítico o seu desempenho e destacando as iniciativas de melhoria.

O relatório incidiu sobre as múltiplas vertentes da atividade académica: estratégia e governança, ensino, investigação e transferência de conhecimento, internacionalização e cooperação nacional com outras instituições e com a sociedade, recursos humanos e materiais. 

O relatório incluiu ainda um tema de desenvolvimento, intitulado “Diálogos abertos: desafios globais”. Sublinharam-se aqui os esforços de abertura interna e externa da ULisboa, como forma de enfrentar as mudanças e desafios contemporâneos. O funcionamento dos Colégios e das Redes Temáticas Interdisciplinares foi particularmente destacado. 

O relatório de autoavaliação foi submetido em junho de 2023, seguindo-se a visita da Comissão de Avaliação Externa (CAE) em outubro de 2023. Neste âmbito, decorreram reuniões com os principais dirigentes, responsáveis por unidades de investigação, docentes, estudantes, pessoal não docente, diplomados e stakeholders externos. 

Em julho de 2024, foi comunicada a decisão final do Conselho de Administração da A3ES, com a acreditação da Universidade de Lisboa por um período de 6 anos, sem condições. 

Esta acreditação é o valor máximo a que podem aspirar as instituições de ensino superior portuguesas. Estão de parabéns todos aqueles que trabalham e estudam na ULisboa, aqueles que a frequentaram e aqueles que com ela se relacionam. 

Esta classificação garante a qualidade da instituição e confirma o seu empenho na melhoria contínua. É de esperar que se traduza ainda numa simplificação dos futuros processos de avaliação e acreditação. Há muito que se reconhece que instituições com elevados padrões de qualidade devem ser capazes de autorregular em grande medida o seu funcionamento, sem terem de passar pelos procedimentos e dificuldades administrativas anteriores.

Espera-se que uma relação baseada na confiança e na responsabilidade se desenvolva agora entre as Universidades e a A3ES. É este o compromisso da ULisboa, cujo objetivo continua a ser afirmar-se como uma referência na cidade e no mundo.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Unite! Seed Fund 2024 para atividades estudantis
Cientistas da Faculdade de Ciências da ULisboa descobrem nova forma de transformar CO2 em CO
Estudantes do Instituto Superior Técnico da ULisboa vencem competição europeia de foguetões