Ensino

Universidade de Lisboa com a maior percentagem de novos estudantes colocados a nível nacional

Foram colocados na ULisboa 7.348 estudantes, 14,9% do total de colocados no Concurso Nacional de Acesso.

Escultura da Alameda da Cidade Universitária, Universidade de Lisboa em fundo

Dos 59.073 candidatos do concurso deste ano, houve um total de 41.270 candidaturas aos cursos da ULisboa. Considerando apenas as candidaturas em 1ª opção, a ULisboa continua a destacar-se a nível nacional, por ter tido o maior número de candidatos deste tipo: 9.066, mais de 15% de todos os candidatos ao ensino superior no país.

Entre todos os 7.348 estudantes colocados na ULisboa, 4.494, isto é, 61,2%, foram colocados na sua 1ª opção. Em muitos casos a taxa de colocação em 1ª opção é superior a 90%.

Com um total de 7.424 vagas, isto é, 13,7% do total nacional, a ULisboa é a instituição com mais vagas para o ensino superior no país. O curso de Direito (Faculdade de Direito) destaca-se, por ser o curso com maior número de vagas: apresentou um total de 445, tendo tido uma taxa de ocupação de 100%.

Em relação às médias, o estudante colocado com média mais alta deste concurso entrou no curso de Medicina (Faculdade de Medicina), com uma nota de 20 valores. No total de estudantes colocados na ULisboa, 38,5% entraram com nota igual ou superior a 17 valores.

Na ULisboa há 12 cursos em que a nota do último colocado foi superior a 17 valores. São eles: Engenharia Aeroespacial (Instituto Superior Técnico); Matemática Aplicada à Economia e à Gestão (Instituto Superior de Economia e Gestão); Engenharia Física Tecnológica (Instituto Superior Técnico); Medicina (Faculdade de Medicina); Engenharia Informática e de Computadores (Instituto Superior Técnico, Alameda) e Engenharia Informática e de Computadores (Instituto Superior Técnico, Tagus Park); Medicina Dentária (Faculdade de Medicina Dentária); Desenho (Faculdade de Belas-Artes); Engenharia Mecânica (Instituto Superior Técnico); Gestão (ensino em Inglês) (Instituto Superior de Economia e Gestão); Design (Faculdade de Arquitetura) e Engenharia Biomédica (Instituto Superior Técnico).

A Universidade de Lisboa confirma o seu posicionamento como Universidade de referência a nível nacional, preenchendo 99% das suas vagas.