Passar para o conteúdo principal
Outros

A Universidade de Lisboa deu início ao novo Ano Académico 2024/2025

No dia 17 de setembro de 2024, a Universidade de Lisboa acolheu a comunidade académica na Cerimónia e festa que marcou o início do Ano Académico 2024/25.

Abertura do Ano Académico 2024
Abertura do Ano Académico 2024-25 na Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa

Sessão Solene de Abertura do Ano Académico decorreu na Aula Magna da ULisboa e contou com a presença e intervenções do Reitor da ULisboa, Luís Ferreira, Professora Cristina Branquinho, bióloga e investigadora da Faculdade de Ciências, em representação do corpo Docente da Universidade, Nuno Pedroso, Administrador do Instituto Superior Técnico, em representação dos Funcionários, e Margarida Azevedo, Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia, em representação dos Estudantes da ULisboa.

A cerimónia iniciou-se com o desfile do cortejo académico que desceu a escadaria do Átrio dos Passos Perdidos da Reitoria da ULisboa em direção à preenchida Aula Magna, que reuniu toda a comunidade académica.

Após intervenções de Margarida Azevedo, de Nuno Pedroso e da Professora Cristina Branquinho, que realçou que “o início de um novo ano letivo é sempre um momento especial que mistura muita celebração e alguma reflexão. Cada novo estudante traz consigo uma história única e um potencial enorme de crescimento.”, a ULisboa apresentou a sua homenagem a todos os seus aposentados no último ano.

O Reitor da ULisboa, Professor Luís Ferreira, recebeu depois toda a comunidade académica referindo: “É com grande emoção que vemos esta sala cheia de novos estudantes, docentes e amigos que nos acompanham neste momento simbólico de recomeço.” e deixando, no seu discurso, muitas mensagens relativas à investigação, a financiamento, ou ao alojamento estudantil, que tem vindo a ser um dos focos da ULisboa e acerca do qual referiu que, com a reabertura de residências e, principalmente, com as novas residências da ULisboa, a Universidade terá um aumento significativo de camas, sendo “claro, o impacto que estas infraestruturas terão, para os estudantes deslocados que frequentam os vários cursos da Universidade de Lisboa.”.

O Reitor fez também menção às diversas colaborações internacionais da Universidade e a todos os desafios globais com que a Universidade se depara igualmente: “A humanidade enfrenta desafios sem precedentes, como as alterações climáticas e a inteligência artificial, exigindo que as universidades contribuam para soluções sustentáveis.”.

Aos novos estudantes o Reitor deixou uma mensagem inspiradora relembrando que “aprenderão uns com os outros, e mais nos momentos difíceis e de tensão do que nos momentos fáceis e de quietude. Estejam prontos para defender as vossas ideias, mas igualmente dispostos a mudar de opinião. Aprender a focar-se no outro, a ouvir com genuína atenção e empatia, a cultivar a compaixão — estas não são meras demonstrações de inteligência, mas sim traços fundamentais de humanidade.”.

No ano em que se comemora o quinto centenário de Luís de Camões, Luís Ferreira lançou ainda o repto a toda a comunidade académica para a contribuir na concretização dos projetos ambiciosos referidos pois “permitirão à Universidade de Lisboa prestar um melhor serviços aos Estudantes que nos escolhem para realizar o seu percurso académico, e, desta forma, à sociedade e ao país.”.

Deixando uma mensagem a todos, de que “a Universidade de Lisboa vai cumprir a sua missão. Será pela educação, será pela investigação, será pela criatividade, será pelo conhecimento, será pela arte e pela cultura, será pela humanidade. Continuaremos a pugnar para a marca Universidade de Lisboa não identifique apenas uma Universidade, mas também uma cidade, um país e uma cultura, seja motivo de orgulho para todos os portugueses. Uma Universidade de Lisboa, de Lisboa para o mundo.”.

A Sessão Solene teve, este ano, no seu fecho, um momento musical pela Camerata de Estudantes do Instituto Superior Técnico. E após a cerimónia, a ULisboa contou, uma vez mais, com a Alameda da Cidade Universitária repleta de estudantes para dar início ao novo Ano Académico. Para muitos destes estudantes  este foi o momento que marcou o início do seu percurso na Universidade e, por isso, a ULisboa e as Associações de Estudantes prepararam  um kit de boas-vindas, várias atividades e uma festa que culminou com a Sunset Party, com atuações de Tunas da Universidade, da banda Call Me Again Tomorrow, dos Djs A Ressaca e de Kappa Jotta e Diego Miranda a terminar a noite.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Unite! Seed Fund 2024 para atividades estudantis
Cientistas da Faculdade de Ciências da ULisboa descobrem nova forma de transformar CO2 em CO
Estudantes do Instituto Superior Técnico da ULisboa vencem competição europeia de foguetões