A Universidade de Lisboa deu início ao novo Ano Académico 2024/2025

No dia 17 de setembro de 2024, a Universidade de Lisboa acolheu a comunidade académica na Cerimónia e festa que marcou o início do Ano Académico 2024/25.

Abertura do Ano Académico 2024
Abertura do Ano Académico 2024-25 na Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa

Sessão Solene de Abertura do Ano Académico decorreu na Aula Magna da ULisboa e contou com a presença e intervenções do Reitor da ULisboa, Luís Ferreira, Professora Cristina Branquinho, bióloga e investigadora da Faculdade de Ciências, em representação do corpo Docente da Universidade, Nuno Pedroso, Administrador do Instituto Superior Técnico, em representação dos Funcionários, e Margarida Azevedo, Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia, em representação dos Estudantes da ULisboa.

A cerimónia iniciou-se com o desfile do cortejo académico que desceu a escadaria do Átrio dos Passos Perdidos da Reitoria da ULisboa em direção à preenchida Aula Magna, que reuniu toda a comunidade académica.

Após intervenções de Margarida Azevedo, de Nuno Pedroso e da Professora Cristina Branquinho, que realçou que “o início de um novo ano letivo é sempre um momento especial que mistura muita celebração e alguma reflexão. Cada novo estudante traz consigo uma história única e um potencial enorme de crescimento.”, a ULisboa apresentou a sua homenagem a todos os seus aposentados no último ano.

O Reitor da ULisboa, Professor Luís Ferreira, recebeu depois toda a comunidade académica referindo: “É com grande emoção que vemos esta sala cheia de novos estudantes, docentes e amigos que nos acompanham neste momento simbólico de recomeço.” e deixando, no seu discurso, muitas mensagens relativas à investigação, a financiamento, ou ao alojamento estudantil, que tem vindo a ser um dos focos da ULisboa e acerca do qual referiu que, com a reabertura de residências e, principalmente, com as novas residências da ULisboa, a Universidade terá um aumento significativo de camas, sendo “claro, o impacto que estas infraestruturas terão, para os estudantes deslocados que frequentam os vários cursos da Universidade de Lisboa.”.

O Reitor fez também menção às diversas colaborações internacionais da Universidade e a todos os desafios globais com que a Universidade se depara igualmente: “A humanidade enfrenta desafios sem precedentes, como as alterações climáticas e a inteligência artificial, exigindo que as universidades contribuam para soluções sustentáveis.”.

Aos novos estudantes o Reitor deixou uma mensagem inspiradora relembrando que “aprenderão uns com os outros, e mais nos momentos difíceis e de tensão do que nos momentos fáceis e de quietude. Estejam prontos para defender as vossas ideias, mas igualmente dispostos a mudar de opinião. Aprender a focar-se no outro, a ouvir com genuína atenção e empatia, a cultivar a compaixão — estas não são meras demonstrações de inteligência, mas sim traços fundamentais de humanidade.”.

No ano em que se comemora o quinto centenário de Luís de Camões, Luís Ferreira lançou ainda o repto a toda a comunidade académica para a contribuir na concretização dos projetos ambiciosos referidos pois “permitirão à Universidade de Lisboa prestar um melhor serviços aos Estudantes que nos escolhem para realizar o seu percurso académico, e, desta forma, à sociedade e ao país.”.

Deixando uma mensagem a todos, de que “a Universidade de Lisboa vai cumprir a sua missão. Será pela educação, será pela investigação, será pela criatividade, será pelo conhecimento, será pela arte e pela cultura, será pela humanidade. Continuaremos a pugnar para a marca Universidade de Lisboa não identifique apenas uma Universidade, mas também uma cidade, um país e uma cultura, seja motivo de orgulho para todos os portugueses. Uma Universidade de Lisboa, de Lisboa para o mundo.”.

A Sessão Solene teve, este ano, no seu fecho, um momento musical pela Camerata de Estudantes do Instituto Superior Técnico. E após a cerimónia, a ULisboa contou, uma vez mais, com a Alameda da Cidade Universitária repleta de estudantes para dar início ao novo Ano Académico. Para muitos destes estudantes  este foi o momento que marcou o início do seu percurso na Universidade e, por isso, a ULisboa e as Associações de Estudantes prepararam  um kit de boas-vindas, várias atividades e uma festa que culminou com a Sunset Party, com atuações de Tunas da Universidade, da banda Call Me Again Tomorrow, dos Djs A Ressaca e de Kappa Jotta e Diego Miranda a terminar a noite.