Investigação e Desenvolvimento

Universidade de Lisboa discute os novos desafios da saúde

Nos dias 29 e 30 de novembro a Universidade de Lisboa foi palco de discussão e de debate entre a comunidade académica, científica e civil sobre os desafios relacionados com a inovação de produtos, processos e serviços na área da saúde.

Universidade de Lisboa discute os novos desafios da saúde

Organizado pela redeSAÚDE da Universidade de Lisboa, este evento contou com a 3.ª Conferência Anual de Saúde Pública, a 5.ª Conferência da redeSAÚDE e, ainda com a entrega dos Prémios da redeSAÚDE e da 3.ª edição do Starthealth@ULisboa.

De acordo com a Vice-reitora da Universidade de Lisboa para a área da Investigação, Cecília Rodrigues, estes encontros são fundamentais numa “Universidade de investigação, que valoriza o conhecimento, a inovação e a transferência da tecnologia. Uma Universidade que está, e deve estar, cada vez mais envolvida com a sociedade portuguesa, com a região de Lisboa, em particular, mas com uma dimensão europeia e aberta ao mundo.”

Para Mónica Oliveira, Coordenadora da redeSAÚDE, estes encontros são importantes porque “é necessário juntar as pessoas, fazê-las colaborar e dar uma resposta aos desafios científicos que nos são colocados por todas as entidades que nos rodeiam, de forma a podermos ter um papel na inovação e na melhoria do que é a nossa sociedade”. Na visão de Mónica Oliveira, este é um espaço de discussão com os parceiros da rede onde é fundamental perceber quais são os novos desafios e o que pode ser feito para os ultrapassar.

No dia 29 de novembro decorreu a 3.ª Conferência Anual de Saúde Pública – Saúde e Smart Cities onde se debateram temas como “A poluição do ar e saúde humana”, “O progresso, o crescimento, a tecnologia e os desafios ambientais do século XXI e seguintes” e “Iniciativas das Câmara Municipais ligadas á saúde ambiental e smart cities.”

Nessa tarde, decorreu ainda a sessão de pitch e de entrega de prémios da 3.ª edição do Starthealth@ULisboa aos investigadores com projetos promissores de novos negócios no domínio da saúde, que participaram no programa e que viram as suas ideias reconhecidas com prémios no valor de 5.000€ (Prémio Medtronic), 2.000€ (Prémio Siemens Healthineers) e 1.000€ (Prémio Glintt).

Já no dia 30 de novembro realizou-se a 5.ª Conferência da redeSAÚDE  – Uma Agenda de Investigação em Saúde para 2030 onde se falou sobre “Health 2030: Challenges, Opportunities, Problems and Solutions Different Perspectives” e “Data Management and Digital Transformation in Health”.

Para a Vice-Reitora da Universidade de Lisboa, Cecília Rodrigues, esta conferência é fundamental pois “junta a comunidade académica que aprende, ensina, investiga e que trabalha na Universidade de Lisboa para discutir, em conjunto com a sociedade, aqueles que são os desafios, as oportunidades, os problemas e, naturalmente, as soluções relevantes para dar forma a uma agenda de investigação em saúde para 2030”.

Nesta Conferência foram ainda entregues os Prémios ULisboa – redeSAÚDE no valor de 250,00€, patrocinados pela empresa Plux, aos dois melhores trabalhos apresentados de mestrado e de 500,00€ aos dois melhores trabalhos apresentados por estudantes de doutoramento patrocinados pela Luz Saúde.

Os Prémios ULisboa – redeSAÚDE, na categoria de Mestrado, na área de investigação fundamental, foram atribuídos a Marta Pinto com o trabalho “Epicutaneous immunotherapy as a novel route of allergenic administration in dogs with atopic dermatitis: a proof-of-concept study” e a Beatriz Filipe que apresentou o trabalho “Using multi-input deep learnng networks in medical images for the automatic detection of pathological states” na categoria de investigação aplicada.

Já na categoria de Doutoramento, na área de investigação fundamental, a vencedora foi Ana André com o trabalho “Development of highly specific and potente single-domain antibody-drug conjugates for cancer teatment” e na área de investigação aplicada, o prémio foi entregue a Rui Coelho com o trabalho “Characterization of gait and ankle impedance towards rehabilitation”.