Passar para o conteúdo principal
Outros

Vencedores do ULISSES Team Project 2023

O evento final do projeto de equipa ULISSES decorreu no Oceanário de Lisboa, no dia 21 de julho de 2023 e contou com a participação de 33 estudantes, de 10 nacionalidades diferentes.

Vencedores do ULISSES Team Project 2023

A sessão contou com a presença do Professor Luís Castro, Vice-Reitor da Universidade de Lisboa na apresentação e discussão dos projetos pelas seis equipas participantes: “Calypso”, “Charybdis”, “Circe”, “Cyclop”, “Scylla” e “Sirenes”. No encerramento da sessão foi anunciada a equipa vencedora pelo Professor Luís Tinoca.

O projeto vencedor do desafio ULISSES 2023 foi o “Oceans Without Plastic”, desenvolvido e apresentado pela equipa Cyclop, composta por Claudia Tamara Koy e Luzie Krings (Universidade Técnica de Darmstad), Eneko Sanaz Aramburu e Iñaki Salas Farrera (Universidade Politécnica da Catalunha), Margarida Paias Gouveia (Universidade de Lisboa) e Michael Gilbert-Cabaceira (Universidade de Washington).

A equipa vencedora do desafio apresentou um processo de caracterização das concentrações de microplásticos e nanoplásticos no oceano e do seu impacto no ecossistema, e sugeriu processos inovadores de reutilização dos plásticos recolhidos e de desenvolvimento de materiais de pesca ecológicos e biodegradáveis de forma a evitar a “pesca fantasma”.

O ULISSES (ULisboa Interdisciplinary Studies on Sustainable Environment and Seas) é um projeto educativo internacional que visa proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem ativa e a aquisição de competências relacionadas com a preservação dos Oceanos.

A ULisboa já está a trabalhar na 4.ª edição cujas candidaturas estão previstas decorrer entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Aberta a 3.ª edição de apresentação de propostas para o "Unite! Seed Fund for Teaching & Learning'
Investigadores do Instituto Superior Técnico integram projeto que consegue gerar “bolas de fogo” de plasma em laboratório
Investigador Frederico Fiúza distinguido por sociedades europeia e norte-americana de Física