1 Técnico Superior para o Núcleo de Património e Coleções da Unidade Especializada Museus dos Serviços Centrais da Universidade de Lisboa

Caracterização do Posto de Trabalho

Compete ao Núcleo de Património e Coleções a implementação da política de gestão, do património e coleções dos Museus e IICT, designadamente:

a) Gerir, conservar, valorizar e tornar acessível o património e as coleções dos Museus e IICT, assegurando o seu estudo, interpretação e divulgação;

b) Garantir a integridade material e a segurança do património e coleções;

c) Planear e gerir as reservas, laboratórios, equipamentos e materiais relevantes;

d) Apoiar a valorização e conservação do património cultural da Universidade de Lisboa.

Perfil Definido

Licenciatura ou equiparado nas áreas das Ciências Sociais e Humanas.

Outros requisitos:

Mestrado em Ciências da Informação e Documentação ou afim, variante Arquivística; Pós-Graduação em História, especialização em História Contemporânea. Conhecimentos demonstrados em História de África e do colonialismo português dos séculos XVIII a XX. Experiência comprovada em arquivo histórico, incluindo curadoria de coleções fotográficas, fílmicas e de história oral. Experiência relevante em digitalização e em instrumentos de gestão e acesso a documentação e materiais audiovisuais. Experiência em InDoc do sistema InPatrimonium.

No âmbito dos Arquivos Históricos do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, do Instituto de Investigação Científica Tropical e do Observatório Astronómico de Lisboa:

1. Orientar e elaborar instrumentos de pesquisa de documentação do arquivo histórico, promovendo o acesso integrado à informação arquivística, de acordo com as normas e orientações de descrição arquivística;

2. Curadoria e descrição arquivística de coleções de fotografia, filme e história oral;

3. Efetuar serviço de referência presencial e à distância;

4. Assegurar a gestão de incorporações e depósitos de acervos arquivísticos;

5. Organizar e/ou participar em processos de transferência de documentação;

6. Organizar e/ou participar em processos de migração para instrumentos de disponibilização online de documentação, o InDoc;

7. Colaborar com o Departamento de Arquivo, Documentação e Publicações dos Serviços Centrais da Universidade de Lisboa, nomeadamente na disponibilização pública dos Arquivos;

8. Digitalização de documentação, fotografia, filmes e memória oral;

9. Apoiar intervenções de conservação;

10. Gerir pedidos de empréstimo para exposições;

11. Desenvolver atividades culturais e de divulgação integrados no Programa Cultural do Museu;

12. Participação ativa em atividades no âmbito da infraestrutura PRISC - Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections.