2 Assistentes Técnicos para o Núcleo de Jardins Botânicos da Unidade Especializada Museus dos Serviços Centrais da Universidade de Lisboa

Caracterização do Posto de Trabalho

Compete ao Núcleo de Jardins Botânicos gerir, conservar e desenvolver as coleções cultivadas do Jardim Botânico de Lisboa e do Jardim Botânico Tropical, mantendo a integridade do património e assegurando a sua fruição por todos os públicos.

Perfil Definido

Habilitações: Ensino Secundário geral ou Curso Profissional com equivalência ao 12.º ano nas áreas de Jardinagem, Horticultura ou afins.

Outros requisitos:

• Ensino Secundário geral em Ciências e Tecnologias ou Curso Profissional com equivalência ao 12.º Ano de Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes ou outro considerado similar.
  • Experiência e aptidão comprovada em trabalho de jardinagem, manutenção de jardins e outros espaços verdes, respeitando as normas de segurança, higiene e saúde, bem como, a proteção ambiental.
  • Curso de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos, Curso e Manobrador de Máquinas Agrícolas e Florestais, Conhecimentos de Horticultura.

- Proceder à execução de diferentes trabalhos especializados, tais como podas, mondas, cortes de relva, de sebes, fertilizações, escarificações, limpezas de canteiros e caminhos, controlo de infestantes, aplicação de tratamentos fitossanitários, regas, reparação de pequenas fugas no equipamento de rega, instalações de árvores e arbustos, tutoragem, propagação de espécies, algumas muito raras com estatuto de conservação elevado utilizando várias técnicas, manutenção do equipamento do mobiliário de jardim, entre outras tarefas de um Jardineiro qualificado de um Jardim Botânico. Poderá ser necessário realizar outras tarefas noutros Núcleos da unidade especializada Museus.

- Participação ativa em atividades no âmbito da infraestrutura PRISC – Portuguese Infraestruture of Scientific Collection.