A cerimónia de entrega dos Prémios ULisboa/Fundação BIAL 30 anos decorreu ontem, integrada no 6.º Encontro de Estudantes do Colégio Mente-Cérebro, na Reitoria da Universidade de Lisboa.
Entrega de Prémios ULisboa/Fundação BIAL 30 anos
Este prémio, que contou com 58 candidaturas, foi criado com o objetivo de estimular a reflexão, a interpretação e a análise crítica de estudantes do ensino superior. Desta forma, os estudantes foram desafiados a redigir ensaios sobre o tema da conferência comemorativa do 30.º aniversário da Fundação BIAL, intitulada «Sobre a Fisiologia da Mente 2024», apresentada por António Damásio e preparada em conjunto com Hanna Damásio. Dos cerca de 4.500 participantes, assistiram ao evento mais de 1.000 estudantes.
Foram atribuídos 10 prémios a estudantes distribuídos pelos três ciclos de ensino superior e provenientes de diferentes instituições, áreas disciplinares (Medicina, Psicologia e Letras) e regiões do país:
Licenciatura (1.º ciclo):
- Ana Matilde Roque Gonçalves (Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa);
- Bernardo Alexandre dos Santos Rodrigues (Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa);
- Diogo Fernando Reis Carneiro (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra);
- Joana Alves Pereira de Ferreira Monteiro (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa);
- Mariana Luís da Fonseca Roque Gameiro (Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa);
- Samuel David Canas dos Santos (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra).
Mestrado (2.º ciclo):
- Ana Sofia Carvalho Micael (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa);
- Luís Manuel Guterres (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa);
- Mariana Catalão Peres Monteiro (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra).
Doutoramento (3.º ciclo): ex aequo
- Inês de Andrade Matos Gonçalves Saraiva (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa);
- Vera Mascarenhas Pombeiro Duarte Silva (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa).
Os ensaios das duas estudantes de doutoramento premiadas ex-aequo dentro da sua categoria foram considerados os melhores dos três ciclos de estudo.
Os vencedores, reconhecidos pela qualidade e inovação dos seus ensaios, receberam um prémio monetário no valor de €1.000 cada, um incentivo à produção científica e ao aprofundamento do conhecimento nas áreas da mente e do cérebro.
Na avaliação, levada a cabo por um júri académico presidido pela Vice-Reitora da ULisboa Cecília Rodrigues, que incluiu, entre outros, membros do Colégio Mente-Cérebro da ULisboa, foi tida em conta a capacidade de reflexão, análise crítica e argumentação dos participantes, através da exploração de ideias, opiniões e interpretações de forma livre e estruturada, bem como a capacidade de exposição de uma forma articulada, coerente e rigorosamente fundamentada.
A celebração da ciência e do pensamento interdisciplinar
Tendo o neurocientista português internacionalmente aclamado como fonte inspiradora, este Prémio procurou destacar não apenas o mérito dos premiados, mas também a relevância do diálogo interdisciplinar na formação de uma nova geração de investigadores.
“Os Professores António Damásio e Hanna Damásio são dos mais notáveis neurocientistas mundiais, com uma fantástica produção científica, que lhes permite serem dos cientistas mais citados em todo o mundo. A Fundação BIAL está assim muito honrada por ambos terem aceitado o convite para proferirem a conferência que marcou os 30 Anos da Fundação”, afirma Luís Portela, presidente da Fundação BIAL, agradecendo “à Universidade de Lisboa o lançamento conjunto deste Prémio que promove a ciência e a interdisciplinaridade entre os jovens estudantes universitários”.
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!